- os militares se esconderam ATRÁS DE UMA PILASTRA na cerimônia de posse da Comissão da Verdade


Segundo C.Brasiliense, os militares se esconderam ATRÁS DE UMA PILASTRA na cerimônia de posse da Comissão da Verdade - Surpeeende a sinopse publicada na página da Força Aérea Brasileira. O artigo diz que as declarações da Presidente Dilma na cerimônia de posse dos membros da Comissão da Verdade desagradaram a caserna. No texto, republicação de artigo do Correio Brasiliense, lê-se que  oficiais das Forças Armadas consideraram que as palavras de Dilma foram "duras" e, que em determinados momentos, soaram como "provocações".
Alguns trechos interessantes do discurso: "Assim como respeito e reverencio os que lutaram pela democracia enfrentando bravamente a truculência ilegal do Estado, e nunca deixarei de enaltecer esses lutadores e lutadoras, também reconheço e valorizo pactos políticos que nos levaram à redemocratização", disse tembém: "a truculência ilegal do Estado", "regimes de exceção sobrevivem pela interdição da verdade" e "a força pode esconder a verdade, a tirania pode impedi-la de circular livremente" .
    O comportamento dos quatro comandantes das Forças Armadas deixou transparecer o desconforto provocado pelo discurso da presidente. O almirante Júlio Soares de Moura Neto, o general Enzo Martins Peri, o brigadeiro Juniti Saito, e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, permaneceram escondidos atrás de uma larga pilastra no salão onde ocorreu a cerimônia e não aplaudiram em momento algum as palavras da presidente.
     Para oficiais da reserva, a fala da presidente foi "parcial" e "desprestigiou" os militares. O presidente do Clube Naval, almirante Veiga Cabral, afirma que o discurso reforça a preocupação dos militares de que a Comissão da Verdade não conduza as apurações de forma "equilibrada".
    Presença importante nas discussões, Nelson Jobim cobra a investigação das ações da oposição armada, tema que "discutiu com o então ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Paulo Vannuchi, e que ficou acertado", com o duplo alvo da comissão (Folha de ontem).
Informações de Correio Brasiliense e resenha da FAB (NOTIMP: 137/2012 de 17/05/2012).
Fonte http://sociedademilitar.com

Comentários

  1. Reeeealmente surpreende isso ser publicado na própria sinopse da Aeronáutica, e eu confirmo que vi lá. Ou passou despercebido ou alguém fez de propósito. Gostaria de ver uma foto disso, tem aí?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado