- Fragata União retorna ao Brasil depois de passar nove meses no Líbano


Fragata União retorna ao Brasil depois de passar nove meses no Líbano

Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil

Após nove meses, retornou ao Rio de Janeiro a Fragata União, depois de ter participado da Força Tarefa Marítima (FTM) pertencente à Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).
A incorporação da Fragata União (F-45) à FTM teve um grande significado político para o Brasil no campo das relações internacionais, na medida em que demonstrou o comprometimento do país com a UNIFIL, com a manutenção da paz e com a estabilidade no Oriente Médio.
A Fragata União foi o principal meio de um grupo multinacional operando no Líbano, composto de três navios da Alemanha, dois de Bangladesh, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia.
A presença do navio na região contribuiu com a garantia da paz e da segurança no Sul do Líbano, em apoio às Forças Armadas daquele país e auxiliando no reforço da segurança das fronteiras, de modo a evitar o ingresso ilegal de armas e materiais correlatos no país, pelo mar, além de auxiliar a Marinha libanesa no treinamento de seu pessoal para que seja capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.
A Fragata brasileira contou com uma aeronave orgânica AH-11A Super Lynx, um Destacamento de Mergulhadores de Combate, para a realização de Operações Especiais, e um Destacamento de Fuzileiros Navais, para prover a segurança orgânica do navio. O efetivo total embarcado foi de cerca de 300 militares.
A Fragata União foi incorporada à FTM da UNIFIL no dia 14 de novembro de 2011, no Porto de Beirute, sendo rendida pela Fragata Liberal, no dia 17 de maio de 2012.
Durante o trânsito de regresso ao Brasil, visitou o porto de Istambul, na Turquia; o porto de Civitavecchia, na Itália; atracou no porto de Las Palmas, na Espanha; e no porto de Recife, Pernambuco. via  defesanet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário