- Marin aproxima CBF de militares


Marin aproxima CBF de militares
10 Jul 2012
 SELEÇÃO
Time nacional treina em instalações do Exército antes de embarcar para Londres
SÉRGIO RANGEL
DO RIO
 
O presidente da CBF, José Maria Marin, abriu as portas da seleção para os militares.
Os convocados por Mano Menezes para a disputa da Olimpíada de Londres não vão se preparar na Granja Comary. A partir de amanhã, o time vai treinar pela primeira vez depois de quase duas décadas em uma área militar.
Na tarde de quarta-feira, a equipe vai se exercitar no campo da Esefex (Escola de Educação Física do Exército), na Urca, zona sul do Rio.
A entidade bancou até parte da reforma do campo da escola. Há três semanas, funcionários da CBF trabalham no gramado para adequá-lo aos padrões de Mano.
O treino de amanhã será a imagem mais simbólica da aproximação da CBF com os militares. Desde que chegou à entidade, Marin contratou pelo menos três militares.
Governador biônico de São Paulo durante a ditadura, o atual presidente da CBF chamou um coronel reformado para um dos cargos estratégicos da confederação.
Demitido por Ricardo Teixeira há cerca de dois anos, o coronel Haroldo Castelo Branco voltou para cuidar da segurança da seleção e comandar o campeonato de comunidades. Na gestão Teixeira, Castelo Branco trabalhou nos mesmo cargos.
Em 2007, a CBF fechou suas obras supostamente sociais, debaixo de críticas dos beneficiados -o IAFB (Instituto de Assistência ao Futebol Brasileiro) e o departamento que organiza o Campeonato de Favelas.
A CBF não explicou o motivo de ter acabado com os órgãos. Em dez anos, cada um custou mais de R$ 30 milhões aos cofres da entidade.
Agora, o torneio foi reativado por Marin e vai reunir moradores de dezenas de comunidades do Rio.
Lá, Castelo Branco contará com a ajuda de outros dois militares. Na semana passada, Romário foi apresentado por Marin como um dos coordenadores do projeto, ao lado de Bebeto e do coronel.
Criada em 1933, a Escola de Educação Física do Exército foi um dos locais preferidos de treinamento das seleções de futebol nos anos 70.
Lá, o time comandado por Zagallo fez a preparação antes de embarcar para a conquista do tricampeonato no México. A Esefex ficou conhecida como centro de "cientificação do treinamento esportivo" no Brasil.
A escola da Urca deu até um treinador para a seleção brasileira. Formado nos anos 60 na instituição, Claudio Coutinho foi um dos responsáveis pela preparação física do time de 70 e comandou no campo a seleção no Mundial de 1978, na Argentina.
A Esefex vai abrigar os treinos de parte da delegação brasileira na Rio-2016.
via resenha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário