- VANTs serão usados para vigiar comunidades no Rio


20 de Julho, 2012 - 10:54 ( Brasília )

Segurança

VANTs serão usados para vigiar comunidades no Rio


O DIA
Seis Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) já estão prontos para uso em missões das forças de segurança do Estado. Construídos por engenheiros do IME (Instituto Militar de Engenharia), os aviões foram financiados pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro), que liberou verba de R$ 180 mil para o projeto, em 2010. Além dos modelos já prontos, um sétimo está a caminho.

Inicialmente, o projeto previa a construção de três aviões para o Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar). Além deles, os engenheiros construíram mais um para a Defesa Civil, um para a Artilharia Antiaérea do Exército e um para o IME continuar o desenvolvimento do projeto. A sétima aeronave será usada pelo Corpo de Bombeiros, na Região Serrana.
"Temos sete aeronaves construídas com pura tecnologia brasileira. Em novembro, quando termina o financiamento da Faperj, as forças de Segurança Pública e de Defesa Civil receberão gratuitamente os Vants", disse o gerente do projeto, Jacy Montenegro Magalhães Neto.

Os Vants são destinados à área de vigilância, segurança e sensoriamento remoto. Em países desenvolvidos, essa tecnologia vem sendo cada vez mais empregada, tanto na área civil como na militar. Seu uso já demonstrou grande utilidade no monitoramento do contrabando de armas, tráfico de drogas, atuação de grupos armados em fronteiras, crime organizado em favelas, produção de mapas cartográficos digitais e na segurança em estádios e em grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Os aviões têm um zoom ótico capaz de filmar uma placa de carro, por exemplo, a cerca de 500 metros de altura. Por outro lado, graças ao seu tamanho reduzido, ele já não pode mais ser visto a 100 metros de altura, o que impede que seja alvejado por arma de fogo e destruído. Os futuros operadores dos veículos estão recebendo treinamento técnico do IME e terão aulas de pilotagem.

via:  defesanet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado