17/08 - 'É uma parceria', afirma escola do CE com melhor nota no Ideb 2011


'É uma parceria', afirma escola do CE com melhor nota no Ideb 2011

Escola superou a meta do MEC para o colégio neste ano que era de 6,6.
Instituição apresentou a nota 6,8 e está na 13ª posição no ranking nacional.

Do G1 CE
3 comentários
Colégio Militar teve nota 6,8 e está na 13ª posição no ranking nacional  (Foto: Colégio Militar/Divulgação)Escola teve nota 6,8 e está na 13ª posição no
ranking nacional (Foto: Colégio Militar/Divulgação)
O Colégio Militar de Fortaleza é a escola pública que teve o melhor desempenho da 8ª série do ensino fundamental no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) 2011 no Ceará, segundo o Ministério da Educação (MEC). A instituição apresentou a nota 6,8 e está na 13ª posição no ranking nacional das 30.842 escolas avaliadas.
Para professores e alunos da escola mantida com recursos federais e dirigida pelo Exército Brasileiro, o desempenho é uma consequência do trabalho realizado no dia a dia da instituição. “É uma parceria da escola com os alunos. A escola não é nada sem o interesse do alunos. Aqui, os alunos são incentivados a estudar. Eles têm orgulho de ser do Colégio Militar”, afirma o tenente-coronel e subdiretor de ensino do Colégio Militar, Wallace Cunha de Oliveira.
Além de ser a melhor colocada do estado, a escola também superou a meta do MEC para o colégio neste ano que era de 6,6. Atualmente, o Colégio Militar de Fortaleza tem 862 alunos do 6° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. Na 8ª série, são 150 estudantes matriculados neste ano. Para ingressar na escola, os alunos passam por um processo seletivo e têm a opção de fazer um curso preparatório para a prova.
Segundo o subdiretor de ensino, a instituição adequa o projeto pedagógico, desde 2010, às mudanças vindas com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Estamos revalidando os currículos das nossas disciplinas e nos voltando para as competências e habilidades”. Os diretores se reúnem, anualmente, com a Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (Depa), no Rio de Janeiro, responsável por normatizar as 12 escolas militares espalhadas pelos país.
Entre os diferenciais da preparação dos alunos do Colégio Militar, as turmas do 9° ano contam com aulas de desenhos geométricos e, a partir do 1° ano, de história da arte. Além da carga horária pedagógica padrão durante a manhã, os alunos podem participar de prática de esportes e grupos de estudos no período da tarde. Os estudantes com notas baixas fazem aulas de recuperação a cada bimestre e, não somente, no fim do semestre, como na maioria das escolas.
O tenente-coronel Wallace Cunha também destaca a importância dos professores na preparação dos alunos. De acordo com o subdiretor de ensino, o corpo docente da escola é formado por 105 professores, 50% militares e 50% civis concursados. “Todos trabalham 40 horas semanais e têm dedicação exclusiva. A maioria tem especialização e mestrado. Três têm doutorado. Ter profissionais capacitados faz a diferença”, complementa.
Caio Alcântara, 16 anos, e Ana Virgínia Frota, 15 anos, são alunos do 1° ano do Ensino Médio.  (Foto: Ana Virgínia Forta/Acervo Pessoal)Caio Alcântara e Ana Virgínia Frota são alunos
do 1° ano do Ensino Médio.
(Foto: Ana Virgínia Forta/Acervo Pessoal)
Orgulho e incentivo
Caio Alcântara, 16 anos, e Ana Virgínia Frota, 15 anos, são alunos do 1° ano do ensino médio. Para os dois, que passaram pela 8ª série no ano passado, a nota do colégio não surpreendeu. “É um reflexo. O estudo é mais puxado, mas a gente se sente mais motivado.”, afirma Caio. O aluno é de Minas Gerais e mudou-se com a família para Fortaleza em 2004 para estudar no Colégio Militar. “Meu pai é da Fortaleza e tinha o sonho de eu estudar aqui”, conta.
A admiração do pai passou para o filho. “A gente desenvolve um afeto pelo colégio. Eu gosto muito do colégio”, confessa. Caio pensa em tentar vestibular para o curso de direito e, por enquanto, mantém boas notas e se dedica ao Curso de Aperfeiçoamento e Excelência (Caex) e ao Grêmio de Infantaria.
Ana Virgínia é companheira de estudos e namorada de Caio. Mesmo com a escola não permitindo o casal ficar junto nas dependências da instituição, Ana Virgínia vê a disciplina militar como um fator positivo e pensa em seguir a carreira no Exército. “As pessoas já têm uma imagem diferente do aluno do Colégio Militar”, diz.
A aluna que, estudava antes do 6° ano em uma escola particular de Fortaleza, diz que agora se sente mais motivada para atingir as melhores médias. “Tem sempre a promoção dos alunos. A gente ganha patentes”. Para se manter uma das melhores alunas da turma, Ana Virgínia participa do curso de redação, frequenta os plantões tira-dúvidas e participa das olimpíadas de química, biologia e física.
O Colégio Militar de Fortaleza também foi a escola pública com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 no Ceará, segundo o Ministério da Educação (MEC). A instituição apresentou média de 665,41 e ficou na 10ª posição no ranking das escolas que tiveram mais de 75% de participação de alunos no Enem. //g1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado