17/08/12 - Mostra apresenta principais soluções tecnológicas produzidas pela indústria de defesa nacional

Mostra apresenta principais soluções tecnológicas produzidas pela indústria de defesa nacional 

Brasília, 17/08/2012 – Pela primeira vez, foram reunidas, num mesmo espaço, algumas das principais soluções tecnológicas que a indústria de defesa do Brasil produz. Trata-se da Mostra BID-Brasil, da qual participam cerca de 50 empresas brasileiras que compõem a Base Industrial de Defesa e Segurança (BID).



O evento é promovido pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e do Ministério da Defesa.

Na manhã de hoje, adidos militares estrangeiros participaram do Workshop de Soluções de Defesa, com palestras de representantes dos Ministérios da Defesa e de Relações Exteriores, da Apex-Brasil e da ABIMDE. Na ocasião, foram apresentados os principais projetos de modernização da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

O objetivo, segundo os organizadores, foi mostrar produtos e serviços de reconhecida qualidade, capazes de marcar presença na pauta de exportação. À tarde, os adidos estrangeiros puderam percorrer a área onde foram montados os estandes dos expositores.

“Trata-se de uma oportunidade para a indústria de defesa nacional mostrar a qualidade de seus produtos a potenciais compradores”, disse o chefe do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, general Aderico Mattioli. “O Ministério da Defesa vem se articulando, nos últimos meses, para alavancar o setor e assegurar maior participação na balança comercial do país”.

Entre os participantes do evento estão algumas das empresas mais representativas da indústria de defesa nacional, como as estatais Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais) e Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil), além de Embraer, OrbiSat, Atech, AVIBRAS, Iacit, CBC, Condor, Flight Technologies, AEL, Emgepron, Imbel, SKM e Mectron.

Os estandes da mostra exibem algumas das principais soluções tecnológicas produzidas hoje no país. A lista abrange pastilhas absorvedoras de gás carbônico, para uso em submarinos; sistemas de segurança da informação, empregados na proteção dos dados de urnas eletrônicas de votação; o primeiro antivírus brasileiro, o avware; fabricação de plataformas de lançamento de foguetes; e desenvolvimento de itens de reabastecimento de aeronaves, entre outros.

Tecnologia dual

Além de conhecer os projetos ligados à defesa nacional, os visitantes puderam verificar como essas tecnologias estão sendo aplicadas no dia a dia da sociedade. “Muitos desses projetos iniciam-se no âmbito da defesa nacional, mas a tecnologia é dual (militar e civil) e passa a ser aplicada em soluções civis”, comenta Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, vice-presidente executivo da ABIMDE.

A mostra reúne tanto produtos consolidados, quanto as últimas novidades do setor. No pátio externo, pode ser visto um Super Tucano, aeronave de ataque leve fabricada pela Embraer e empregada nas Operações Ágata (de combate a ilícitos na fronteira) do Ministério da Defesa, além do blindado Guarani, recentemente incorporado à frota do Exército Brasileiro para teste operacional.

“Apesar de ser uma indústria de defesa, é uma indústria que salva vidas também”, afirmou a diretora de Gestão e Planejamento da Apex, Regina Silverio, enquanto acompanhava explicações de técnicos sobre uma tecnologia nacional de purificação de água. Segundo Regina, o sistema pode ser usado em situações de calamidade ou em operações de paz, como no Haiti.

A Mostra BID-Brasil estará aberta ao público até o final da tarde deste sábado (18). A Base Aérea de Brasília fica localizada próxima ao aeroporto da cidade. A entrada é gratuita.

Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa
61 3312-4070
md

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário