20/08/12 - Ação da FAB na fronteira rende parceria antidroga

Ação da FAB na fronteira rende parceria antidroga
20 Ago 2012

Equipe de especialistas negocia abertura de centro para atendimento de dependentes em Foz do Iguaçu e Porto Alegre
CLARISSA THOMÉ / RIO - O Estado de S.Paulo
A participação pioneira de especialistas em dependência química em uma operação militar, a convite da Força Aérea Brasileira (FAB), terá desdobramentos. O psiquiatra Jorge Jaber, presidente da Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad), iniciou negociações para a abertura de centros comunitários de atendimento a dependentes em Porto Alegre e Foz do Iguaçu, dois dos locais por onde a equipe passou na semana passada.
A equipe da Abrad vai dar cursos e certificar dois tipos de profissionais, o conselheiro e o acompanhante em dependência química. Enquanto o primeiro atua nos centros comunitários, no atendimento aos usuários de drogas e às suas famílias, o acompanhante é preparado para lidar cotidianamente com o dependente. No Rio, os cursos duram um ano. "É uma modalidade profissional recente. Permite diminuir o tempo de internação e, em alguns casos, até substitui essa internação", explica Jaber.
Foi o que aconteceu com um empresário carioca, dono de famoso restaurante da zona sul. "Ele não tinha como se afastar do trabalho e aceitou ser acompanhado 24 horas. Esse profissional recebe a técnica de como lidar com o paciente, até mesmo em caso de recaída", diz a diretora da Abrad, Ângela Hollanda.
No Chuí, outro lugar visitado pela equipe, ainda não foi estabelecida como se dará a parceria. A preocupação é com o projeto de lei do governo uruguaio para estatizar a produção e distribuição de maconha. A medida está em discussão no Congresso. "Estamos preocupados. Nossa fronteira com o Uruguai é apenas uma rua", afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Gutierres.
União. A Operação Ágata, na quinta edição, reúne as Forças Armadas, Polícia Federal e outros 20 órgãos do governo federal. É montada para coibir os crimes de fronteira, como contrabando e tráfico. A convite da FAB, pela primeira vez especialistas em dependência química acompanharam os trabalhos para aliar um programa de prevenção ao uso de drogas às atividades de repressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado