20/08/12 - Exército encerra participação em Londres com três medalhas olímpicas

Exército encerra participação em Londres com três medalhas olímpicas
O Exército Brasileiro (EB), por meio da Comissão de Desportos do Exército (CDE), encerrou sua melhor participação em jogos olímpicos, alcançando a primeira e a última medalhas do Brasil na competição. Com trinta e seis atletas na competição, além da maior participação na história dos jogos, o EB obteve três medalhas de bronze. 

A primeira medalha do Brasil foi também a primeira medalha do Exército. O Soldado Felipe Kitadai superou o italiano Elio Verde no Golden Score, em disputa válida pela categoria ligeiro (até 60 kg) no Judô, o que lhe garantiu um lugar no pódio na capital britânica, com a medalha de bronze. O ouro ficou com o russo Arsen Galystyan, que superou o medalhista de prata Hiroaki Hiraoka.

A segunda medalha veio com o 3º STT Rafael Silva, o "Baby", que conquistou o bronze entre os pesos-pesados (acima de 100 kg) no Judô. O Sargento Rafael, atleta do programa de Alto Rendimento da CDE, buscou a vitória a todo o momento. O sul-coreano não queria luta. O árbitro central interrompeu a disputa faltando 1m47s para o fim, chamou os auxiliares e pediu para os judocas ajeitarem seus quimonos. Era o sinal de punição. Após segundos de tensão, a confirmação: Shido para Kim, somando um Yuko para “Baby” e garantindo o bronze.

A última medalha brasileira e do Exército veio junto com a primeira medalha olímpica brasileira no Pentatlo Moderno. A 3º STT Yane Marques, atleta do Programa de Alto Rendimento da CDE, conquistou o bronze inédito e fez história. Yane conseguiu ultrapassar os 900 pontos na esgrima, terminando na sexta colocação. Na natação, obteve a sua melhor marca, com o tempo de 2'12"39, pulando para a segunda colocação. No hipismo, pegou um cavalo de difícil condução e cansado, na primeira volta. Conseguiu terminar bem o percurso, com apenas duas faltas. Tornou-se a primeira colocada da prova, dividindo a liderança com a atleta da Lituânia. No combinado, Yane sabia que dificilmente conseguiria acompanhar o ritmo de sua adversária, já que ela é a melhor corredora do circuito mundial. Mas com um brilhante tiro e uma corrida consistente, Yanesegurou a pressão, terminando a prova entre as três primeiras colocadas. Uma medalha olímpica inédita para o Brasil.

A preparação da equipe olímpica de Pentatlo Moderno foi realizada pelo Exército Brasileiro. A comissão técnica e a atleta pertencem à Força Terrestre.

As conquistas destes jogos olímpicos são fatos significativos, confirmam o prosseguimento do legado iniciado pelo Tenente Guilherme Paraense, em 1920, na Olimpíada da Antuérpia, e que as Forças Armadas estão, além de sua missão institucional, contribuindo para o desenvolvimento do esporte nacional. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário