20/08/12 - Dia do Soldado é comemorado com tarde especial à população Murtinhense


Dia do Soldado é comemorado com tarde especial à população Murtinhense
Postado por Lenix Barbosa

 Não teve como ficar em casa na tarde de ontem (14), o clima agradável e o ambiente criado pelas forças armadas na Praça Thomaz Larangeira para comemorar o Dia do Soldado (19 de agosto) estava propício para passear com a família e aproveitar os benefícios levados a população pelas corporações da Marinha, Exército, Bombeiros; Policias Militar, do Exercito, Ambiental.


A praça estava tomada de atividades comuns aos soldados, mas curiosas à população, como Pista de Corda e Rapel. Os vários estandes montados tinham de tudo um pouco, mostra de armamentos e uniformes militares, atendimento médico/odontológico, animais taxidermizados, doação de sementes e um helicóptero modelo Pantera exposto.

Para as mulheres houve uma palestra sobre dieta e nutrição e para a criançada teve passeio de viaturas, algodão doce e pula-pula de graça. Além de uma mostra de adestramento de cães na Praça de Eventos. O evento foi encerrado com a participação da Banda de Musica Militar.

Segundo o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, General-de-Brigada Carlos Sardinha, as forças armadas procuram nas datas máximas estreitar laços com a população. “É importante que a população conheça nosso trabalho. Procuramos fazer esse estreitamento entre forças armadas e população, com atividades sociais que mostram algumas de cunho militares para motivar o público jovem a ingressar no exercito, e também, para divulgar nosso trabalho”, aponta.

O novo comandante da Agência Fluvial de Porto Murtinho, Capitão-tenente Antonio Fernando Costa, concorda que o evento tem a finalidade de aproximar a população das forças armadas e que tenham a concepção de interatividade. “Nós trazemos nossos materiais e mostramos para a população nossas habilidades. Estamos em uma área de ambiente aquaviário efetivo, e essas demonstrações servem para despertar nessa galera nova o interesse pela Marinha”, frisa.
Operação Ágata 5
O Ministério da Defesa, dentro da concepção do Plano Estratégico de Fronteiras, realiza a operação conjunta das Forças Armadas Brasileiras, com o apoio de órgãos e agências federais, estaduais e municipais, para coibir delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira Sul e Oeste, de Chuí/RS até Corumbá/MS, abrangendo cerca de 3.900 km de fronteira.

Nesta operação foram empregados cerca de 10.000 militares e civis, diversas viaturas, embarcações, helicópteros e aviões para realizar patrulhamento e inspeção naval na calha dos rios; bloqueio e controle de estradas e vias urbanas; patrulhamento terrestre ostensivo juntamente com órgãos de segurança pública; reconhecimento especializado de fronteira; revista de pessoas, embarcações, aeronaves e instalações; fiscalização de produtos controlados; operação de busca e apreensão; reconhecimento e transporte aéreo, bem como interceptação de aeronaves suspeitas.

A Agência Fluvial de Porto Murtinho é responsável por cerca de 170 quilômetros de Fronteira aquaviária e intensifica a Operação Ágata 5 no perímetro do rio Paraguai. “Como resultado já temos várias embarcações abordadas, notificadas e apreendidas. Mas o mais importante é que a população seja beneficiada com o clima de tranqüilidade que a operação traz”, acentua o Comandante Fernando.

Já para o Exercito Brasileiro, Porto Murtinho é uma área em que acontecem muitas das coisas que são objetos da operação. “fazemos as abordagem com total respeito a nossa população. O tratamento deve ser feito com urbanidade, sem prejuízo e com total educação. Essa é uma preocupação que as forças armadas têm: preservar a integridade de nossa população”, finaliza o General Carlos Sardinha.
Ascom / msnoticiasnews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário