- Exército faz ação contra uso criminoso de explosivos em MS

Exército faz ação contra uso criminoso de explosivos em MS


O Exército Brasileiro, em ação conjunta com os Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Estadual e Federal, está realizando a Operação PEDREIRA II, que se iniciou no dia 5 de agosto de 2012, sob orientação geral da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), com sede em Brasília/DF. É uma atividade fiscalizadora da Força Terrestre, com respaldo no Decreto nº 3,665, de 20 de novembro de 2000, que aprovou o Regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados.
A Operação PEDREIRA II caracteriza-se pela intensificação na fiscalização de produtos controlados com apoio de órgãos de Segurança Pública, em ações contra o uso criminoso e clandestino de explosivos e seus acessórios, tendo por principal foco a execução de vistorias em empresas e pessoas físicas que trabalham com produtos controlados, registradas no Exército Brasileiro.
A área de atuação é a do Comando Militar do Oeste, mais especificamente na Fronteira Oeste do Mato Grosso do Sul, em apoio à Operação AGATA V, do Ministério da Defesa, que teve inicio, simultaneamente, na mesma data, porém com abrangência bem maior, atuando nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
As atividades da Operação Pedreira II têm por objetivos:
 realizar vistorias, de forma inopinada, em pessoas físicas e jurídicas registradas no Exército Brasileiro;
 avaliar as condições de segurança das empresas que operam com produtos químicos, explosivos e acessórios, e realizam o comércio de produtos controlados, orientando sobre as correções necessárias; e
 aplicar, caso necessário, a autuação administrativa, a apreenção de produtos e a interdição cautelar, caso haja riscos imediatos à segurança, quando a situação o exigir, em decorrência da negligência às normas baixadas pelo Exército Brasileiro.
Além das equipes de fiscalização de produtos controlados do Exército Brasileiro, a operação conta com a participação de integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Judiciária Civil, e outras agências governamentais.
Na manhã do dia 6 de agosto já foram verificadas, simultaneamente, 09 (nove) empresas em Corumbá, sendo uma delas autuada por estar com a documentação de um de seus profissionais desatualizada. As atividades de fiscalização prosseguirão na parte da tarde de hoje.  msnoticias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário