- Fumaça chega à Escola de Aviação Militar da Força Aérea Argentina


Fumaça chega à Escola de Aviação Militar da Força Aérea Argentina
A Esquadrilha da Fumaça chegou, nesta quarta-feira (8/08), a Córdoba, na Argentina, onde vai participar das comemorações do centenário da Aviação Militar Argentina. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) vai realizar uma passagem no dia 10 de agosto e quatro apresentações nos dias 11 e 12 de agosto. Foram dois dias de viagem, com duas paradas, nas cidades de Santa Maria e de Uruguaiana (RS).

Depois da parada na Base Aérea de Santa Maria (BASM), os T-27 Tucano aterrissaram no Aeroporto Internacional Rubem Berta, em Uruguaiana (RS), município que fica no extremo oeste do estado do Rio Grande do Sul e faz fronteira com a Argentina. No local foi realizado o abastecimento das aeronaves antes da viagem de duas horas e meia para Córdoba.

“Nós tivemos de realizar a parada em Uruguaiana devido aos fortes ventos na rota entre Pirassununga (SP) e Córdoba, na Argentina. A cidade foi uma opção pela localização, pelo apoio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-UG) e pela pista do aeroporto”, explicou o piloto número quatro da Fumaça, Capitão Marcos Mendes Conrado Vieira.

A chegada a Córdoba foi especial para o Capitão Aviador Conrado e para o piloto número cinco, Capitão Aviador João Pivovar. É a primeira demonstração no exterior dos dois oficiais. 

“É uma responsabilidade grande representar a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Brasil em Córdoba. Para mim, esta responsabilidade se torna ainda maior, já que é a primeira vez que participo de uma demonstração no exterior, mas sei que vai dar tudo certo e que o público argentino verá um grande espetáculo”, afirma o Capitão Conrado.

Treinamento

A passagem da Esquadrilha da Fumaça vai marcar também a abertura da Jornada de Portas Abertas da Escola de Aviação Militar. Nesta quinta-feira (9/08) foi realizado o treinamento da cerimônia militar programada para esta sexta-feira (10/08). O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, vai participar da solenidade, que começa às 10h30. 

O piloto da passagem será o piloto número um do EDA, Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves, que estará acompanhado de um oficial aviador da Força Aérea Argentina. 

"A FAB é amiga da Força Aérea Argentina e considero este intercâmbio muito importante para os dois países. Estamos felizes em participar de um momento tão importante para a Argentina e para a Aviação Militar", ressalta o militar.
Fonte: Agência Força Aérea

Tags: FAB, Esquadrilha da Fumaça

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário