- Monumento dos Pracinhas no Rio de Janeiro ganha nova escultura

Monumento dos Pracinhas no Rio de Janeiro ganha nova escultura

Rio de Janeiro, 06/08/2012 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, inaugurou na manhã do último domingo (05), no Monumento dos Pracinhas no Parque do Flamengo, uma Estrela de David estilizada, alusiva aos 70 anos da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 

A instalação da escultura com o símbolo do judaísmo representou também uma homenagem aos seis milhões de judeus que pereceram no episódio.

“Eu me recordo, quando era adolescente, da minha perplexidade em entender aquele momento da história”, disse Amorim, ao referir-se ao Holocausto. Ele caracterizou o episódio como uma “barbárie e violência que até hoje desafiam a compreensão humana”. 

A escultura foi instalada no mausoléu do subsolo onde estão os 450 túmulos dos soldados que tombaram na Itália em 1944/45. A peça, que passa a integrar permanentemente o monumento, é obra da artista plástica Ruth Kae.

Segundo o ministro da Defesa, as Forças Armadas brasileiras sentiam-se honradas pelo convite para a inauguração da escultura, no mesmo dia em que o Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, o Monumento dos Pracinhas, completava 52 anos.

Presente também ao evento, o secretário-geral da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Kasinski Lottenberg, afirmou que a Estrela de Davi usada para identificar os judeus e “promover o extermínio”, durante a Segunda Guerra Mundial, era a mesma que, a partir de agora, “irradiará suas bênçãos aos nossos heroicos combatentes que aqui repousam”.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom) 
Ministério da Defesa
61 3312-4070
md

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado