- Olimpíadas de Londres terá um representante do Hospital das Forças Armadas.


Olimpíadas de Londres terá um representante do Hospital das Forças Armadas.

resenhaNo dia 6 de agosto o Maj Cav Ex Elvio Gulart (Chefe do Setor de Pessoal Militar) do Hospital das Forças Armadas, embarcará rumo à Londres onde participará como árbitro da modalidade de Pentatlo Moderno. O Maj Gulart vem se destacando como um excelente árbitro dessa modalidade participou como árbitro dos Jogos Mundiais Militares de 2011, das finais das Copas do Mundo do Brasil, em 2009, e da China, em 2010 e, pela primeira vez, foi convocado para ser árbitro em uma Olimpíada. Apesar de ser sua primeira edição ele já está de olho nas próximas Olimpíadas, no Rio de Janeiro em 2016.

A primeira aparição do esporte foi ainda na Antiguidade, por volta do ano de 708 a.C., sob influência dos soldados da cidade grega de Esparta, que o praticavam como forma de treinamento. Considerado a parte mais importante das Olimpíadas da era antiga, o pentatlo tinha quatro provas eliminatórias: corrida, salto em distância, arremesso do disco, e salto em altura. Ao final, apenas dois competidores decidiam o título numa prova de luta. O vencedor era aclamado no território grego e cultuado como um semideus.

Porém, existe a lenda do jovem oficial francês da cavalaria do exército de Napoleão Bonaparte, que foi encarregado de entregar uma mensagem. Para cumprir seu objetivo, partiu a cavalo. Percorreu terrenos acidentados e atravessou linhas inimigas até seu animal ser morto numa batalha. Enfrentou seus adversários com uma arma de fogo e uma espada. Para completar a missão, atravessou um rio de forte correnteza e correu até entregar a mensagem ao destino.

Imaginando uma competição que conseguisse premiar o atleta mais completo, como se fazia no pentatlo dos Jogos Antigos, disputados a 2700 anos, o Barão de Coubertain decidiu incluir um uma modalidade parecida nos Jogos da Era Moderna.

Aprovado no congresso do Comitê Olímpico Internacional, realizado em Budapeste, Hungria, um ano antes, o pentatlo estreou nas Olimpíadas de Estocolmo 1912, com a disputa das seguintes modalidades: tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida.
resenha
As mulheres fizeram parte do programa Olímpico em Amsterdã – 1928, mas só voltaram a ter uma competição em Sydney – 2000. Grã-Bretanha, Hungria e Alemanha têm uma medalha de ouro cada. E nas Olimpíadas de Londres teremos com única representante na modalidade a 3º Sgt Yane Marques do Exército Brasileiro. hfa
resenha
resenha


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário