- Operação “Copo Sujo” contabiliza 8 prisões e 68 apreensões na fronteira


Operação “Copo Sujo” contabiliza 8 prisões e 68 apreensões na fronteira

Dourados Agora
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), através do polo Ponta Porã deu início nesta sexta-feira (27), a uma operação denominada “Copo Sujo” com o objetivo de combater o tráfico de drogas e armas na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Cerca de 170 integrantes do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), policiais Civis, militares, federais e rodoviários Federais, integrantes das receitas estadual e federal, fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária a Animal e Vegetal (Iagro), Força Nacional e Exército Brasileiro fizeram parte da Operação. Durante a mobilização os policiais realizam barreiras, cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão.
Os números parciais da operação mostram que, até o momento, foram lavrados seis autos de prisão em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse de arma de fogo e crime ambiental. Oito pessoas foram presas e quatro armas de fogo apreendidas. O levantamento aponta ainda que um mandado de prisão foi cumprido por crime de latrocínio.Com o autor do crime foi encontrada uma espingarda.
Foram apreendidos ainda 68 veículos em situações irregulares, sendo 65 motocicletas e três automóveis. Os policiais aprenderam 100 litros de gasolina, que estavam sendo comercializados irregularmente. Drogas como maconha, pasta base de cocaína e crack foram recolhidas pelos policiais durante a Operação.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini, a operação faz parte de uma ação repressiva que integra a Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enafron) e visa intensificar o enfrentamento aos crimes na faixa de fronteira. “Desde sua instalação, em agosto do ano passado, esta é quinta operação que realizamos na região pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira na região de Ponta Porã”, explicou o secretário ao ressaltar que o planejamento foi minucioso e teve como base as ações da inteligência policial. “Temos alvos concretos”, finalizou Jacini.
GGI-F
O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) foi instalado para que todos os 11 Estados que têm fronteira com outros países tenham grupos de trabalho conjunto para ações de repressão ao crime organizado. O Gabinete em Corumbá é o segundo GGI-F do País, fórum que objetiva enfrentar de forma articulada o crime organizado nos onze Estados que fazem divisa internacional.
O GGI-F de Mato Grosso do Sul integra as forças de segurança pública das esferas federal, estadual e dos municípios fronteiriços com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações de combate aos crimes transnacionais.
A iniciativa é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. O gabinete gestor visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados, conforme termo de convênio celebrado entre a União, por intermédio do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e os Estados Federados, através de suas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social.
As ações da Operação não têm data definida para terminar. O Secretário de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini concede entrevista coletiva à imprensa, esta tarde, na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar, que fica localizada na Antonio João, 2244, em Ponta Porã. (Colaborou Daniela Moralles, da Sejusp ). fatimanews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário