- Operação “Tamanduá” de combate a crimes ambientais


Deflagrada a Operação “Tamanduá” de combate a crimes ambientais

Postado em 03/08/2012 09:48 h | Fonte: Assessoria
A ação integrada com a participação de 9 órgãos federais, acontece em pontos estratégicos dos distritos de Vista Alegre do Abunã e nova Califórnia, em Rondônia e sul de Lábrea Amazonas.

A Comissão Interministerial de Combate a Crimes e Infrações Ambientais (CICCIA) deflagrou na manhã desta terça-feira (31), a Operação “Tamanduá”, com a missão de fiscalizar infrações ambientais em pontos estratégicos dos distritos de Vista Alegre do Abunã e nova Califórnia, em Rondônia, e no sul do município de Lábrea, Amazonas. A operação acontece de forma integrada e conta com a participação de órgãos federais de ambos estados.

A CICCIA foi criada por meio da portaria interministerial do Ministério da Justiça (MJ) e do Meio Ambiente (MMA), nº 292, de 04 de
março de 2009, e é constituída por órgãos destes Ministéri os, além da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). O Exército Brasileiro, a Força Nacional de Segurança Pública e o Ministério Público do Trabalho também integram a Operação Tamanduá na qualidade de parceiros. O efetivo atuante é da ordem de 128 servidores e as equipes terão à disposição 28 veículos, uma aeronave (helicóptero) do IBAMA, além de uma antena de comunicação e internet via satélite, do SIPAM. Apesar do viés ambiental, esta Operação também tem como objetivo o combate a outros tipos de ilícitos, em especial aqueles ligados à segurança pública.

Órgãos participantes da Operação Tamanduá Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro (EB), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Força Nacional (FN). (Foto: Ilustrativa)
Deflagrada a Operação “Tamanduá” de combate a crimes ambientais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário