-Imagens mostram recruta da Aeronáutica sendo torturado no Pará

09/08/2012 20h15 - Atualizado em 09/08/2012 20h30

Imagens mostram recruta da Aeronáutica sendo torturado no Pará

Agressores e agredido ainda trabalham normalmente no quartel.
Aeronáutica diz que crime será punido exemplarmente.

Do G1 PA
1 comentário
Imagens gravadas com um celular mostram um recruta da Aeronáutica sendo torturado por outros militares dentro do alojamento do Hospital da Força Aérea Brasileira, localizado em um quartel, em Belém. O jovem é obrigado por um grupo de soldados a marchar, realizar exercícios físicos e, ao final do "trote", é espancado. Alguns dos homens ainda pulam sobre o rapaz, que permanece sem reagir às agressões e fica encolhido no chão até o fim da violência.
A gravação tem nove minutos e foi realizada no último dia 20 de julho. Nas imagens, dois dos soldados aparecem com o rosto coberto. A sessão de tortura inicia com a realização de uma marcha e de uma sequência de exercícios físicos. Ao demostrar cansaço, o recruta é ironizado. "Tá suando ou tá chorando? Tá chorando!", ri um dos homens.
Após ser obrigado a realizar o último exercício, começa o espancamento. O rapaz é agredido com chutes e pancadas por todo o corpo. Os demais ainda pulam sobre o recruta, que tenta permanecer imóvel até o final do "trote". 
Não é o primeiro caso
Um ex-militar que serviu por quatro anos na Aeronáutica no Pará diz que o "procedimento" é comum. Ele revela que quando chegou ao quartel recebeu até spray de pimenta no rosto. "É uma espécie de batismo", explica o homem que prefere não se identificar.
Ex-militar diz que também foi agredido ao chegar no quartel e, depois, agrediu os novatos. (Foto: Reprodução/TV Liberal)Ex-militar diz que também foi agredido ao chegar no
quartel e, depois, agrediu os novatos. (Foto:
Reprodução/TV Liberal)
Ele conta ainda que o ciclo de agressões continua. Quem já foi agredido, passa a ser o agressor dos mais novos na corporação. Quem já passou por isso, "quer descontar e fazer a mesma coisa. Cheguei a fazer...", lembra.
O caso registrado pelo celular foi denunciado por um familiar da vítima e um inquérito foi aberto pela Aeronáutica para apurar o caso. Segundo a companhia, seis soldados que teriam  relação com o crime foram identificados. Eles continuam trabalhando normalmente no quartel, mas foram afastados de atividades realizadas no alojamento e precisaram devolver as armas. Segundo a Aeronáutica, a vítima também continua trabalhando no local normalmente.
Telles Ribeiro, chefe interino do Estado Maior da 1ª Companhia da Aeronáutica, explicou que precisa esperar a conclusão das investigações, mas que os culpados serão punidos. Segundo ele, a Justiça Militar "é quem vai definir a existência ou não de crime e a dimensão da punição. Se não for constatada a realização de um crime, e retornando o processo, nós apuraremos o caso como transgressão disciplinar militar, que será punida exemplarmante. Isso não pode ser tolerado. Esse tipo de gente não pode estar nas nossas fileiras", defendeu o militar.
Soldados pulam sobre recruta, após espancá-lo dentro do quartel. (Foto: Reprodução/TV Liberal)Soldados pulam sobre recruta, após espancá-lo dentro do quartel. (Foto: Reprodução/TV Liberal)
RevoltaProcurador Militar e Representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assistiram às imagens e classificaram o caso como lamentável.
"É um crime militar porque trata-se de maus-tratos - não sabemos se houve lesão corporal - praticados por militares contra outro militar da ativa em uma unidade militar!", explicou Clementino Rodrigues, procurador da Justiça Militar do Pará.
O coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, Marcelo Freitas, diz que vai acompanhar as investigações. "É claramente um caso de tortura. A lei diz que submeter alguém que está sob sua guarda ou autoridade a intenso sofrimento físico ou psicológico como medida de caráter preventivo ou aplicação de castigo é tortura", classificou o
 jurista./g1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário