22/09/2012 - Área do Exército na mira de políticos


Área do Exército na mira de políticos
Por: BLEINE OLIVEIRA - REPÓRTER
Por 105 anos, o quartel do Exército em Alagoas, hoje denominado 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (59º BIMtz) ou Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca, foi um símbolo intocável da autoridade militar. Nos tempos atuais, entretanto, a área do antigo 20º Batalhão de Caçadores, localizado na Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias de Maceió, no bairro do Farol, entra no debate político eleitoral pela voz de dois candidatos a prefeito da capital alagoana, que querem removê-lo de sua histórica localização.

Embora com a mesma ideia de remover o quartel, os candidatos Ronaldo Lessa (PDT) e Nadja Baía (PPS) têm propostas diferentes sobre a destinação que, se eleitos, darão à sede do 59º BIMtz. O primeiro, segundo a coordenação-geral de sua campanha, pretende transformar o espaço do quartel num Parque Municipal. Já a candidata do PPS quer transformar aquele espaço num centro tecnológicoe de ensino profissionalizante.

Indagados sobre a viabilidade das propostas que tornaram públicas, os candidatos deram, por meio das assessorias, as respostas que julgaram convenientes à repercussão do fato. A coordenação da campanha do candidato Ronaldo Lessa estranhou o interesse da reportagem pelo assunto, alegando que o plano de governo do candidato pedetista tem “temas mais interessantes”. Em seguida, ressaltou que a remoção do quartel do Exército para dar lugar ao Parque Municipal proposto por Lessa “é apenas uma ideia que surgiu durante um debate, cuja viabilidade ainda está sendo analisada”.

Já a candidata Nadja Baía não recuou, dizendo que seu programa de governo apresenta “uma proposta de modernização da base econômica da cidade de Maceió, capaz de gerar emprego de qualidade, com baixo impacto ambiental e conectado com a economia do século 21”. Por isso, entre as propostas específicas que apresentou para essa modernização, sugere a criação do Instituto de Tecnologia de Maceió, do Parque de Serviço e o Espaço do Empreendedor. 

“Com todo o respeito ao Exército Brasileiro, entendo que a imensa área urbana que ocupa o 59º BIMtz, no bairro do Farol, seria mais bem aproveitável pela cidade se fosse sede de um grande polo de tecnologia e inovação”, declarou a candidata do PPS, ressaltando que considera sua proposta totalmente exequível e consistente. Tomando como exemplo a cidade norte-americana de Nova Iorque, que, segundo disse, abriu um processo competitivo para selecionar uma universidade de renome para instalar um centro de ciências aplicadas numa área nobre, Baía acredita que é possível convencer o Exercito Brasileiro sobre a importância de liberação da área de seu batalhão em Alagoas.

PECUÁRIA

Já o Parque de Serviço de Maceió, num eventual governo de Nadja Baía, deverá ser instalado na área do Parque da Pecuária. Seu projeto, ressalta, assemelha-se ao polo de serviço da cidade digital do Recife-PE e do Centro de Negócios Faria Lima, em São Paulo. Ao propor a remoção da Pecuária para outra área da cidade, a candidata diz que, eleita, vai oferecer incentivos fiscais, infraestrutura de apoio e ambiente institucional favorável aos empreendedores que queiram investir na modernização da economia de Maceió.  gazetaweb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado