27/09/2012 - Ministro da Defesa acompanha simulação de guerra no interior do AM


Ministro da Defesa acompanha simulação de guerra no interior do AM

Celso Amorim visitou dois municípios nesta terça (25) e quarta (26) no Estado.
'Operação Amazônia' funcionou como um treino para as Forças Armadas.

Do G1 AM
Comente agora
Celso Amorim acompanhou os trabalhos da 'Operação Amazônia' em dois municípios do Amazonas (Foto: Cleiton Pascarelli/TV Amazonas)Celso Amorim acompanhou os trabalhos da 'Operação Amazônia' em dois municípios do Amazonas (Foto: Cleiton Pascarelli/TV Amazonas)
O Ministro da Defesa, Celso Amorim, realizou visita ao Amazonas nesta terça (25) e quarta-feira (26) para acompanhar a 'Operação Amazônia' que funciona como um treino para que as Forças Armadas melhorem o trabalho conjunto em defesa das fronteiras do Brasil.

Uma simulação com a Marinha, Exército e Aeronáutica para atacar um alvo e retomar uma área do território brasileiro conquistada por outro país, foi feita na comunidade de Paricatura, município de Iranduba, a 27km de Manaus.
Uma simulação com a Marinha, Exército e Aeronáutica foi realizada em Iranduba (Foto: Cleiton Pascarelli/TV Amazonas)Simulação com a Marinha, Exército e Aeronáutica foi realizada em Iranduba (Foto: Cleiton Pascarelli/TV Amazonas)
O treinamento foi acompanhado por Celso Amorim e diversas autoridades. A comunidade também observou a atividade. O comerciante Sandoval da Encarnação, afirmou que nunca havia visto tanta segurança. Ele escreveu uma carta para entregar ao ministro. "Crimes, mortes, filho mata pai, irmão mata irmão, tudo isso devido à falta de segurança aqui', disse.
Após a ocupação, mantimentos foram enviados para os soldados envolvidos na ação e o local recebeu um esquadrão das Forças Armadas. Após a simulação, ele também visitou a comunidade do Paricatuba que recebeu uma ação cívica com atendimentos de saúde, e seguiu para o município de Iranduba, onde serviços médicos e odontológicos estavam sendo oferecidos à população.
"Essa capacidade de atuar em conjunto, não somente no nível de Estado maior e de planejamento, mas também de execução, é algo muito importante, pois se eventualmente o Brasil tiver que enfrentar um conflito, ninguém está livre dessa hipótese. A fim de que possamos defender nosso território, é preciso estar adestrado com bons equipamentos, treinamentos e entrosamento. Essa operação sintetiza tudo isso", completou o ministro.

Celso Amorim retornou à Brasília às 15h desta quarta.

 g1.globo.com/amazonas

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário