27/09/2012 - Premiê de Israel diz que programa nuclear do Irã é ameaça ao mundo


Premiê de Israel diz que programa nuclear do Irã é ameaça ao mundo



DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira que o futuro do mundo depende do fim do programa nuclear iraniano, a fim de evitar que a República Islâmica tenha uma bomba atômica.
"Nada ameaça mais a paz mundial que um Irã com uma arma nuclear", afirmou.
Em discurso na Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Netanyahu disse que Teerã alcançou 70% do processo para produzir armamento nuclear, o que seria possível em meados de 2013.
Para que isso seja evitado, ele defende que o mundo estabeleça "uma linha vermelha clara" para que o país termine com seu programa nuclear e considera que está ficando muito tarde para parar os iranianos.
"Agora que já é tarde, a única forma pacífica de prevenir que o Irã tenha uma bomba atômica é colocando uma linha vermelha clara no programa nuclear iraniano. Os limites não levam à guerra: previnem o conflito".
O chefe de governo israelense discursou depois de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não ter mencionado um ultimato ao discurso nuclear de Teerã, o que irritou a delegação israelense.
Na terça (25), o mandatário americano advogou pela resolução do problema por via diplomática, mas disse que "o tempo não é ilimitado". "Não se enganem: um Irã com armas nucleares não é um desafio que pode ser contido".
"Isso ameaçaria a eliminação de Israel, a segurança das nações do Golfo e a estabilidade da economia global. Isso pode iniciar uma corrida às armas na região, e o fim do tratado de não proliferação nuclear. E é por isso que os EUA farão o que for preciso para evitar que o Irã obtenha uma bomba nuclear."
PALESTINOS
Além do programa nuclear, o premiê israelense acusou o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, de mentir sobre o Estado hebraico em seu discurso na Assembleia-Geral. O palestino falou ao plenário minutos antes que Netanyahu.
"Não resolveremos nosso conflito com declarações unilaterais de criação de um Estado".
Abbas defendeu a criação de um Estado palestino e acusou Israel de praticar "limpeza étnica" na ocupação dos territórios divididos entre os palestinos e israelenses na Cisjordânia.
"Trata-se de uma campanha de limpeza étnica contra o povo palestino, por meio da demolição de suas casas", disse, em referência à instalação das colônias judaicas.
Segundo Abbas, Israel continua a expandir a ocupação de Jerusalém Oriental e da Cisjordânia, "recusando-se a discutir seriamente o problema dos refugiados palestinos".

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado