30/09/2012 - Exército e Marinha colocam 3 mil homens para garantir segurança das eleições no Rio


Exército e Marinha colocam 3 mil homens para garantir segurança das eleições no Rio

 Fonte: Agência Brasil
O esquema de reforço na segurança das eleições na cidade do Rio começa amanhã (1º), com a presença de 2 mil homens  do Exército e mil da Marinha em comunidades afetadas pelo tráfico de drogas ou pela milícia. O detalhamento da operação foi divulgado neste domingo (30) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Luiz Zveiter.
 
Ele se reuniu com representantes das forças de segurança e definiu, conjuntamente, como será a operação. A partir das 10h, o primeiro contingente do Exército sairá da Vila Militar em direção à comunidade da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, e à favela do Muquiço, em Deodoro. Os militares são de quartéis do próprio estado e terão o apoio de dois helicópteros vindos da Base de Aviação de Taubaté (SP).
 
Os homens da Marinha ficarão concentrados a partir das 10h no Batalhão Riachuelo, na Ilha do Governador, com previsão de saírem em direção ao complexo de favelas da Maré às 13h. A primeira comunidade a receber o reforço será a Favela Fogo Cruzado. O presidente do TRE vai acompanhar pessoalmente o início das operações.
 
“Já traçamos a estratégia de qual vai ser a atuação do Exército e da Marinha a partir de amanhã. De segunda-feira à sábado todo o planejamento está feito. Nós vamos continuar esta reunião com a Polícia Militar, Polícia Federal, Bombeiros e Polícia Civil para atuação no restante do estado”, disse Zveiter.
 
O presidente do TRE explicou como será a sistemática das operações. “Vai ter sempre um juiz junto com os fiscais [eleitorais] e nós vamos fazer a limpeza dessas regiões das propagandas eleitorais irregulares. É um apoio que as forças federais estão dando para o tribunal, para que a gente possa dar tranquilidade à população de chegar no dia 7 e ser uma grande festa da democracia brasileira.”
 
A partir de segunda-feira, a Marinha vai estar nas seguintes comunidades, sendo uma em cada dia: Fogo Cruzado, Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Nova Holanda, Parque União e Vila do João. O Exército estará presente na zona oeste da cidade nos seguintes locais, sendo quatro por dia: Gardênia Azul, Muquiço, Vila Sapê, Vintém, Cosmos, Terreirão, Rio das Pedras, Vila Kennedy, Barbante, Anil, Tirol, Antares, Minha Deusa, Muzema, Jardim Maravilha, Coreia, Carobinha, Covanca, Caxangá, Sapo e Fumacê.
 
Zveiter disse que, embora a missão seja garantir tranquilidade para o eleitorado, os militares poderão combater outros crimes, se houver flagrante. “Qualquer cidadão que ver um crime deve prender, muito mais aquele que tem poder de polícia”, explicou.

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado