22/11/2012 - COMISSÃO VAI AO LOCAL DOS CONFLITOS NESTA QUINTA. "POSTO DA MATA"


COMISSÃO VAI AO LOCAL DOS CONFLITOS NESTA QUINTA.
Se não houver boa vontade da Dilma, sangue será derramado,
diz Riva.
Camila Cervantes – RDNEWS
-- Deputado José Riva (PSD)
Deputado José Riva (PSD)
O encontro que será realizado pela Comissão Especial da Câmara Federal, nesta quinta (22) no povoado de Posto da Mata, em Alto Boa Vista (a 1.050 km de Cuiabá), a fim de resolver o impasse sofrido por cerca de 7 mil famílias que ocupam há mais de 30 anos a Gleba Suiá Missu, foi debatido durante a sessão da Assembleia desta quarta (21). Segundo o deputado José Riva (PSD), a expectativa é sensibilizar a presidente Dilma Rousseff (PT) para impedir que seja feita injustiça. 
Por determinação da Justiça, os moradores da região têm menos de um mês para deixar o local. Na última sexta (16), dezenas de agentes da Força Nacional de Segurança, do Exército e da PRF e Polícia Federal montaram bases na área, a fim de garantir o cumprimento judicial.
“É importante que se faça presença e mostre que está acontecendo injustiça com o povo que habita essa região. A vinda do Governo Federal servirá para que seja vista a realidade no local. Tenho um dossiê completo onde demonstra que esta área nunca foi habitada por índios, mas, se não houver boa vontade do STF, da ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e da presidente, a situação não será resolvida e haverá derramamento de sangue”, externou Riva.
Conforme o deputado, o posicionamento do governador Silval Barbosa (PMDB) à frente da situação foi digno, pois desde o início se manteve disposto a resolver o impasse, inclusive, participando de reuniões no ministério da Justiça. “O problema é que o Governo Federal tem sido insensível. Esta é uma tragédia anunciada, portanto, precisamos mobilizar e apresentar uma solução”.
Quanto a ação da Funai, Riva destaca que apesar de a Fundação estar presente, jamais levará informações que possam condenar a população indígena. “Temos que mostrar o contrário, agora cabe a Dilma entender e não cometer injustiça. Temo que o pior aconteça e a classe política não pode fechar os olhos”.
De acordo com o deputado Baiano Filho (PMDB), esta quinta será um dia memorável, na qual a grande massa da classe política Araguaia se manifestará. “A irresponsabilidade apresentada no último dia 16 é inadmissível. Por isso vamos achar uma solução para essas famílias”.
A Comissão é formada por 10 deputados federais e representantes da Advocacia Geral da União (AGU), da Casa Civil da Presidência e do Ministério Público. Integram a bancada os mato-grossenses Wellington Fagundes (PR) e Nilson Leitão (PSDB); Carlos Campos (PSD-AM); Eduardo Gomes (PSDB-TO); Francisco Praciano (PT-AM); Henrique Oliveira (PR-AM); João Campos (PSDB-GO); Leonardo Quintão (PMDB-MG); Roberto de Lucena (PV-SP) e Weliton Prado (PT-MG). querenciahoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário