22/11/2012 - Sindicância investigará atendimento a sargento

Sindicância investigará atendimento a sargento

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) vai abrir sindicância para apurar as circunstâncias do atendimento ao paciente Fábio Gefferson dos Santos Maciel, de 33 anos, morto com um corte na veia femoral na segunda-feira. O Cremerj investigará se a transferência do paciente da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Ilha do Governador, primeiro local em a vítima foi atendida, seguiu a orientação de um profissional de enfermagem e não a de um médico, como é o indicado para um procedimento de triagem.
Segundo o conselho, o Hospital Municipal Paulino Werneck, para onde Maciel foi encaminhado em seguida, não tem condições para atender vítimas de traumas graves. A entidade informou ainda que vai solicitar o laudo ao Instituto Médico Legal (IML) e fiscalizará as duas unidades. A família de Fábio disse terça-feira que houve negligência no atendimento médico ao sargento da Marinha.
FATALIDADE Fábio brincava com uma das madrinhas, quando tropeçou com uma tulipa guardada no bolso esquerdo, que se quebrou. Ele foi levado por familiares para a UPA da Ilha do Governador, no Cocotá. No local, foram informados que a unidade não tinha recursos para prestar o socorro a ele. Com isso, o sargento foi levado para o Hospital Paulino Werneck, também na Ilha do Governador. Segundo a família, Fábio chegou com vida ao hospital, mas houve demora no atendimento. "Os médicos estavam descansando e não fizeram nada. Foi preciso que um outro colega deles chegasse e fizesse um alvoroço lá dentro", afirmou Antônio Marcos Salazar, cunhado de noivo.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde informou que Fábio já chegou morto ao hospital. Já a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que a enfermeira de plantão na UPA recomendou que fosse feita a transferência para o hospital municipal devido à gravidade do caso. Fábio não resistiu ao ferimento e morreu às 2h16 de segunda-feira. O corpo dele foi embalsamado e levado em voo da Marinha para Manaus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado