23/11/2012 - Ministra da Defesa da Suécia pede apoio da CREDN para o Gripen


Ministra da Defesa da Suécia pede apoio da CREDN para o Gripen

A ministra da Defesa da Suécia, Karin Enstrom, pediu nesta quarta-feira, 21, o apoio da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, à escolha do Gripen, caça fabricado pela sueca Saab, finalista no Programa FX-2 da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ministra da Defesa da Suécia pede apoio da CREDN para o Gripen
Em audiência com a presidenta da CREDN, deputada Perpétua Almeida (PCdo-B/AC), Enstrom afirmou que o projeto sueco é o mais vantajoso técnica, política e economicamente para o Brasil. Segundo ela, a proposta contempla, entre outras coisas, o reabastecimento em voo. A ministra também destacou que o modelo oferecido ao Brasil foi testado na intervenção da OTAN na Líbia.
Para a deputada Perpétua Almeida, “a decisão sobre os caças deve contemplar o Brasil com 100% da transferência tecnológica, para que no futuro, o país possa desenvolver seus próprios equipamentos militares”. A deputada destacou, ainda, a importância de a Suécia adquirir o Super Tucano, fabricado pela Embraer, como parte da cooperação em Defesa.
Participaram do encontro os deputados Leonardo Gadelha (PSC/PB), Claudio Cajado (DEM/BA) e Hugo Napoleão (PSD/PI), integrantes da Subcomissão Permanente dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas.
Para Claudio Cajado, o Brasil precisa definir-se por um projeto que de fato represente comprometimento com o desenvolvimento nacional. Na avaliação de Leonardo Gadelha, há sinergia entre os dois países e o interesse da Suécia em adquirir o Super Tucano ajudaria muito na decisão. Hugo Napoleão destacou a importância de o Brasil fortalecer a sua estrutura de Defesa como forma de proteger as reservas naturais, especialmente o Pré-Sal.  CREDN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário