30//11/2012 - Reservistas das Forças Armadas devem se apresentar em dezembro para o EXAR


Reservistas das Forças Armadas devem se apresentar em dezembro para o EXAR

Brasília, 30/11/2012 – Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas neste mês de dezembro. A iniciativa faz parte do EXAR 2012 – Exercício de Apresentação da Reserva.

Realizado anualmente, o EXAR objetiva praticar o mecanismo de convocação e avaliar a eficiência do sistema de mobilização, além de cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva.  

A atualização dos dados cadastrais pode ser feita presencialmente ou pela internet. Na primeira opção, o reservista deve comparecer à última organização militar em que serviu, no período de 09 a 16 de dezembro.

Caso perca esse prazo, ele poderá fazer o EXAR posteriormente em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, mas terá de pagar multa federal pelo atraso.  

Já a opção do Exar pela internet tem de ser feita a partir dos sítios eletrônicos específicos mantidos pelas Forças Armadas. Nesse caso, o período de realização do exercício é de 1º de dezembro de 2012 (quando os sistemas estarão disponíveis) a 31 de janeiro de 2013.

Ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.ensino.mar.mil.br/exar. No caso do Exército, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br.Reservistas da Aeronáutica devem acessar o sítio www.exarnet.aer.mil.br.

Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.

De acordo com a Subchefia de Mobilização do Ministério da Defesa, o exercício envolve a atualização de dados pessoais como endereço, telefone, grau de escolaridade e formação, entre outros.   

O EXAR é obrigatório para todos os oficiais e praças da reserva não remunerada das três Forças Armadas, bem como para os oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente e para os oficiais e praças temporários licenciados.

Portadores de certificados de dispensa de incorporação classificados em "Situação Especial" e reservistas de primeira e segunda categorias também devem ficar em dia com suas obrigações militares.

Os de primeira categoria são os que serviram em organizações militares operacionais, como batalhões. Os de segunda são os que trabalharam no emprego da defesa territorial, como em tiros de guerra. 
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário