19/12/2012 - Lendário Campo dos Afonsos completa 100 anos


Campo dos Afonsos

Lendário Campo dos Afonsos completa 100 anos 
“Aqui é a casa da Força Aérea Brasileira (FAB). Aqui nós nascemos e foi aqui também que aprendi a voar. Isso é uma honra muito grande”. Como num filme, o Major-Brigadeiro do Ar Rui Barbosa Moreira Lima, 93 anos, reviveu um pouco da ainda intensa relação mantida viva na memória com o lendário Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O oficial-general, um dos pioneiros da FAB, esteve entre os agraciados durante a cerimônia realizada ontem, quarta-feira (12), em comemoração aos 100 anos do Campo dos Afonsos. O evento, presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, contou com as presenças dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto; e do Exército Brasileiro, General de Exército Enzo Martins Peri. O Comandante da Guarnição da Aeronáutica dos Afonsos, Major-Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza, salientou a importância dos Afonsos para a aviação. “O primeiro lampejo aeronáutico começou em 1912 aqui no Campo dos Afonsos, onde há 100 anos nascia a vocação para as indústrias aeroespacial e aeronáutica brasileiras”, ressaltou o Major-Brigadeiro Gracza. A solenidade militar pontuou e remeteu a fatos e situações marcantes nesses 100 anos da história do berço da aviação militar brasileira. A importância do Campo dos Afonsos para a integração nacional e o progresso de várias regiões nas mais distantes localidades do país, por meio das linhas do Correio Aéreo Nacional (CAN), ficou eternizada em uma placa comemorativa descerrada na cerimônia. Uma homenagem especial dedicada à Marinha do Brasil e ao Exército Brasileiro rememorou os legados deixados pelas Forças Irmãs, que por meio da congregação das capacidades das aviações militar e naval, serviram de alicerce para a construção da história da FAB. “A Marinha se sente partícipe do nascimento da Força Aérea e isso é motivo de muito orgulho para nós. Um vínculo muito forte foi criado entre as duas Forças ao longo dos anos e persiste até os dias de hoje”, comentou o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto. “Ficamos muitos honrados em receber essa homenagem. Admiramos muito e estamos sempre vibrando com o sucesso da Força Aérea Brasileira”, complementou o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Enzo Martins Peri. A abnegação de militares pioneiros da FAB também foi reavivada na cerimônia.
Foram agraciados o Major- Brigadeiro Celso Rezende Neves, Major-Brigadeiro Rui Barbosa Moreira Lima, Major-Brigadeiro Oswaldo Terra de Faria, e os Coronéis Eugenio Gustavo de Oliveira Borges e Hernane Hilário Fittipaldi. Enquanto recebiam a homenagem, a Equipe Falcões de paraquedismo da FAB coloriu o céu dos Afonsos. “A data de hoje é muito nobre, pois cheguei aqui no Campo dos Afonsos em 1941. Sinto-me muito honrado em receber essa homenagem, pois a Aeronáutica me proporcionou momentos inesquecíveis”, avaliou o Major-Brigadeiro Oswaldo Terra de Faria. Como parte das comemorações, houve o lançamento de um selo personalizado e de um carimbo comemorativo. A exposição “Campo dos Afonsos-100 anos de Aviação”, elaborada pelo Museu Aeroespacial (MUSAL), contou, por meio de seus 12 painéis e objetos raros de época, como um capacete da Aviação Militar da década de 30, a evolução dos fatos históricos desde os primórdios até a atualidade.

Aeronaves
Voltando no tempo, duas aeronaves expostas na cerimônia relembraram os primórdios da aviação militar no Brasil. O PT -19 FAIRCHILD, FAB 0500, um avião de treinamento primário usado pela FAB de 1942 a 1960, formou aproximadamente 1,4 mil pilotos militares. Já o T 21- FOKKER, FAB 0789, um avião de treinamento básico de pilotos, foi utilizado de 1958 a 1973, formando cerca de 1,2 mil pilotos.
As evoluções do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) na cerimônia relembraram os primórdios de sua história, iniciada exatamente no Campos dos Afonsos, na antiga escola de Aeronáutica, em 14 de maio de 1952. O desfile da tropa, constituída pela Guarda de Honra e mais cinco grupamentos de diversas organizações militares da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos, encerrou a solenidade em comemoração ao lendário e agora centenário Campo dos Afonsos. 

Fonte: Agência Força Aérea

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado