22/12/2012 - Aeroportos terão investimentos de R$18,7 bilhões


Aeroportos terão investimentos de R$18,7 bilhões


Segundo a presidente Dilma, os controladores dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília não poderão participar dos leilões de concessão de Galeão e Confins.
Para aumentar a qualificação dos competidores, o governo estipulou que cada consórcio que entrar na disputa deverá ter pelo menos um operador que cuide de um aeroporto com movimentação anual de ao menos 35 milhões de passageiros. E esse operador deverá ter pelo menos 25 por cento de participação no consórcio.
No leilão de fevereiro deste ano, a exigência era menor --de 5 milhões de passageiros por ano para o sócio operador. O governo acabou sendo critricado por permitir a participação de empresas com administração de terminais de tráfego considerado pequeno.
De acordo com Bittencourt, mesmo com o filtro mais rigoroso haverá concorrência. "Mais de 30 operadores enquadram-se no critério. Acredito que, como no outro leilão, teremos disputa muito grande", disse o ministro, em entrevista após o anúncio do plano.
O pacote foi divulgado duas semanas após o governo lançar progama de investimento de 54,2 bilhões de reais em portos até 2017. Em agosto, o governo já havia anunciado pacote para concessões de ferrovias e rodovias, em investimentos totais de 133 bilhões de reais durante 25 anos.
A estatal Infraero terá até 49 por cento de participação nos consórcios que disputarão os aeroportos do Galeão e Confins. O governo criou uma subsidiária da empresa, a Infraero Serviços, que se associará a um operador privado e poderá atuar como formadora de mão de obra, operadora de terminais que não estejam nas mãos da Infraero ou prestando serviços.
AVIAÇÃO REGIONAL
O plano para o desenvolvimento da aviação regional envolverá 270 aeroportos de pequeno porte em uma primeira fase, incluindo a construção de 17 novos terminais.
"Temos investido nos principais aeroportos, mas precisamos pensar nos aeroportos do interior. Tem que ter intensidade de investimento que permita ao interior o acesso às grandes capitais e aos grandes centros", disse Bittencourt. Ele afirmou que o governo fará parceria com o Banco do Brasil para acelerar a aplicação dos investimentos. REUTER
S

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado