18/02/2013 - Revoltada com prisão, advogada suspeita de ligação com facção em SC tira a blusa


Revoltada com prisão, advogada suspeita de ligação com facção em SC tira a blusa 

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis
Ampliar

Onda de violência em Santa Catarina130 fotos

129 / 130
16.fev.2013 - O Presídio Federal de Mossoró (a 278 km de Natal) recebeu 37 líderes da facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense) numa operação realizada pela Força Nacional de Segurança para conter atos de violência em cidades de Santa Catarina. O desembarque dos presos ocorreu no aeroporto Dix Sept Rosado Leia maisMarcelino Neto/O Câmera
A advogada Francine Bruggemann Wagner, presa no sábado (16) na megaoperação da Polícia Civil de Santa Catarina contra suspeitos de ligação com a facção que teria ordenado a onda de ataques no Estado, foi flagrada por fotógrafos no momento da prisão, em Florianópolis (SC), sem blusa, de sutiã e calças compridas. Exaltada e alegando inocência, ela usou a blusa para esconder o rosto e fugir do calor.

A advogada, que foi presa sob acusação da polícia de usar sua profissão para levar e trazer recados de criminosos da facção PGC (Primeiro Grupo Catarinense) presos e de seus comparsas nas ruas, protagonizou seu protesto solitário, com gritos de inocência, enquanto enfrentava a fila de presos, que estavam sendo fichados no presídio feminino de Florianópolis. 
Com ela, já são seis os defensores presos na operação da polícia. A secção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) criou uma comissão para avaliar se as prisões de seus filiados foram legais. Os trabalhos começam amanhã (18).
Um colega de Wagner disse que ela foi presa com base "em cartas de presos que defende, encontradas em seu poder", o que para ele não seria suficiente para configurar cumplicidade com criminosos.
Segundo o plantão judiciário da comarca de Palhoça, na Grande Florianópolis, mesma região da cadeia de São Pedro de Alcântara, onde ela atua, Wagner é advogada dativa, indicada pelo Poder Judiciário para defender presos pobres. Nestes casas, a escolha de alguns clientes não é dela. A advogada não pode ser ouvida para esta reportagem para comentar o episódio.

Novos ataques

Mesmo com Santa Catarina usando forças federais e todo contingente estadual para enfrentar o crime organizado, mais um ataque foi registrado na madrugada deste domingo (17), indicando que a facção criminosa que encabeça os incidentes continua ativa.
Segundo a Polícia Militar, o carro de um policial fora de serviço foi incendiado por volta de 3h, em Tubarão (140 km de Florianópolis). Com isso, sobe para 107 o número de ataques, em 34 cidades, na onda de violência iniciada no Estado em 30 de janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário