24/02/2013 - Exército é acionado para levantar ponte em Santo André

Exército é acionado para levantar ponte em Santo André

Da Redação

Técnicos do Exército fizeram a vistoria na área e disseram ser viável atender a demanda da Administração.
Neste sábado (23/02), o prefeito Carlos Grana, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, e o diretor do Departamento de Segurança e Trânsito, Epeus Pinto Monteiro, receberam representantes do Exército para vistoriar o local e saber se há viabilidade técnica de se erguer uma ponte – nos moldes que as Forças Armadas fazem em situações de calamidade e de guerra – na região.

A futura ligação, em estrutura metálica, fica pronta geralmente em dois dias. Ela resolveria temporariamente o problema local, até a ponte que cedeu ser totalmente reconstruída – pelos cálculos do governo, este trabalho deve durar aproximadamente seis meses.

Técnicos do Exército fizeram a vistoria na área e disseram ser viável atender a demanda da Administração. “Temos equipamentos capazes de acatar a solicitação do governo, e restabelecer o fluxo de veículos neste período que a Prefeitura necessita para reconstruir a ponte em definitivo”, afirmou o coronel Gilberto Barbosa Moreira, chefe do Estado-Maior 2ª Divisão do Exército.


Segundo ele, um relatório será enviado ao Ministério da Justiça no início da semana com as informações coletadas neste sábado em Santo André, pela equipe de engenharia do Batalhão de Pindamonhangaba.

“É fundamental esta parceria com o Exército, que está preparado para resolver situações calamitosas. Vamos analisar a viabilidade financeira para colocar o projeto em prática e, assim, minimizar os transtornos com mobilidade naquela região. O povo já tem muitos problemas com os quais se preocupar”, declarou Grana.

O prefeito andreense garantiu solução definitiva para a ponte que cedeu. “Não faremos apenas uma reforma, será uma reconstrução da estrutura, mais moderna e com traçado mais adequado”, acrescentou, considerando a possibilidade de a futura ponte não ser erguida no mesmo local em que está atualmente.

Trânsito
O Departamento de Segurança e Trânsito, em parceria com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), iniciou na manhã deste sábado as intervenções no viário local, cuja uma das passagens cedeu no último dia 14. O objetivo é utilizar a ponte que não sofreu danos na rotatória para que ônibus e trólebus utilizem a região sem aumentar tanto o tempo de viagem dos passageiros. “Faremos mão dupla na ponte ao lado daquela que cedeu. A nova mão será de uso exclusivo do transporte coletivo. Estamos realizando estas intervenções no fim de semana porque o trânsito não é tão carregado. É complicado, mas é como se tivéssemos de trocar o pneu com o carro andando”, comparou Epeus.

O diretor de Departamento de Trânsito da Prefeitura afirmou ainda que na segunda-feira (25) será realizada nova vistoria pela manhã e, “se o tempo permitir por conta da pintura do solo”, após o horário de pico a Administração começa a operacionalizar o desvio temporário.

Secretário de Obras, Paulinho Serra citou que no mesmo dia é possível que o governo já tenha a definição sobre a contratação emergencial para a reconstrução da ponte.

Nas intervenções iniciadas neste sábado, a Prefeitura entrou com parte do material, como colunas semafóricas, mão de obra e tinta para a sinalização horizontal, além de cavaletes e cones, e a EMTU cederá fiação aérea, grupo focal semafórico e mão de obra. Agentes de trânsito permanecerão no local para orientar os motoristas.

O transtorno à população foi causado por um afundamento da estrutura da ponte, o que causou interdição em parte da rotatória entre as avenidas Antonio Cardoso (sentido Bairro/Centro) e dos Estados. A ponte citada está sobre o rio Tamanduateí, na região dos viadutos Adib Chammas e Pedro Dell’antonia, passagem de linhas de trólebus que ligam os terminais São Mateus e Sonia Maria ao terminal Santo André.
Alternativas
O Departamento de Segurança e Trânsito de Santo André orienta aos motoristas que evitem o trajeto por aquela região. O trânsito está sendo desviado para a rotatória do Sesi, na região do Viaduto Castelo Branco e da Alameda Martins Fontes. Outra alternativa é pegar o Viaduto Adib Chammas a partir da Avenida Itamaraty.

O motorista que vem de Mauá, antes de chegar à rotatória Antonio Cardoso deve entrar à esquerda na Rua dos Alpes (alça) para acessar o Viaduto Adib Chammas ou Pedro Dell'Antonia.

Os agentes de trânsito de Santo André intensificarão os trabalhos na área operando nos cruzamentos da Alameda Martins Fontes e Viaduto Castelo Branco. Os semáforos também foram reprogramados para dar mais fluidez à Avenida dos Estados. reporterdiario

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado