27/03/2013 - Cápsula Dragon aterrissa no Oceano Pacífico

A Dragon foi a primeira nave espacial privada a chegar à Estação Espacial, após o primeiro voo de testes, realizado em maio de 2012Nasa TV/AFP Fonte: Da AFP  noticias@band

A nave concluiu a missão de pouco mais de três semanas, trazendo mais de 1000 kg de materiais para pesquisa biológica
A Dragon foi a primeira nave espacial privada a chegar à Estação Espacial, após o primeiro voo de testes, realizado em maio de 2012 / Nasa TV/AFPA cápsula não tripulada Dragon, da empresa americana SpaceX, aterrissou sem problemas nesta terça-feira no Oceano Pacífico, ao longo da costa mexicana, depois de concluir com êxito sua missão na Estação Espacial Internacional (ISS), confirmou a companhia.

"A Dragon aterrissou às 16h sem problemas no Pacífico; bem-vinda ao lar", escreveu a SpaceX em mensagem postada no microblog Twitter.

A cápsula tocou a água lentamente, freada por seus enormes para-quedas, a 320 quilômetros da costa mexicana. Vários barcos estavam a caminho para recuperá-la, acrescentou a empresa.

A nave concluiu, assim, uma missão de pouco mais de três semanas na ISS, onde deixou 544 kg de provisões, entre os quais equipamentos destinados a 160 experimentos científicos.


A cápsula trouxe de volta à Terra uma carga de 1.210 kg, especialmente com amostras e materiais de pesquisa biológica, biotecnológica e física. As experiências vão ajudar os cientistas a avaliar os efeitos de longo prazo no espaço sobre o organismo humano.

Amostras de plantas que cresceram na ISS em situação de ausência de gravidade devem permitir desenvolver técnicas de cultivo durante futuras missões de longa duração no espaço e, ao mesmo tempo, melhorar a produção agrícola na Terra.

Além disso, cristais das proteínas formadas na ISS poderão ajudar a desenvolver células fotovoltaicas e semicondutores mais eficazes, segundo a Nasa.

Esta foi a terceira missão comercial da empresa SpaceX (Space Exploration Technologies) para a ISS. A Dragon foi a primeira nave espacial privada - e até agora a única - a chegar à Estação Espacial, após o primeiro voo de testes, realizado em maio de 2012.

A Nasa aposta na SpaceX e em outras companhias privadas para substituir seu programa de ônibus espaciais, encerrado em julho de 2011, visando a abastecer a ISS e transportar astronautas, a partir de 2015.

A nave tinha deixado na terça-feira a ISS, da qual se desacoplou com a ajuda de um braço mecânico operado por tripulantes da plataforma orbital, antes de ser lançada de volta à Terra às 11h, quando sobrevoava o sul da Austrália.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado