03/04/2013 - Coreia do Norte impede entrada de trabalhadores da Coreia do Sul

Zona industrial de Kaesong já foi símbolo da cooperação entre as Coreias.

Autorização de acesso, que ocorre todos os dias, não foi dada nesta quarta.

Coreia do Norte impediu na manhã desta quarta-feira (3), horário local, que trabalhadores sul-coreanos entrassem no complexo industrial binacional de Kaesong, que fica no território norte-coreano, em meio à crescente tensão entre os países, anunciou o governo em Seul.
"A Coreia do Norte não deu sua permissão, como faz diariamente, para que 484 trabalhadores sul-coreanos entrassem em Kaesong hoje", disse à agência France Presse o porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação, Kim Hyung-suk.
 (Foto: Jung Yeon-Je / AFP) Soldados sul-coreanos caminham em estrada vazia onde normalmente trafegam vários caminhões diariamente. Fronteira foi fechada e acesso de trabalhadores, impedido. (Foto: Jung Yeon-Je / AFP)
Trabalhadores sul-coreanos aguardam após entrada em fábrica ser impedida pela Coreia do Norte. (Foto: Jung Yeon-Je / AFP)Trabalhadores sul-coreanos aguardam após
acesso a fábrica ser impedida pela Coreia do Norte.
(Foto: Jung Yeon-Je / AFP)
"O Norte nos informou esta manhã que estão autorizadas apenas as viagens de regresso de Kaesong, e que o ingresso no complexo foi proibido", revelou o porta-voz.
Pyongyang não precisou quanto tempo vale a medida, disse Kim, que qualificou a decisão de "muito lamentável".
Kim destacou que a prioridade do governo em Seul é a segurança dos 861 sul-coreanos que estão em Kaesong. "Esperamos que nossa gente que está no Norte volte sã e salva."
A zona industrial de Kaesong, situada a 10 quilômetros no interior do território da Coreia do Norte, foi inaugurada em 2004 como símbolo da vontade de cooperação entre as duas Coreias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado