01/05/2013 - Pelo Exército, Carros-pipa vão ser monitorados

Gestores fizeram, ontem, reunião ordinária do Comitê Integrado de Combate à Seca

Em situação de seca, água vira ouro de tão escassa que é. Mas, quando além de rara, ela é de má qualidade, o que fazer? O Diário do Nordeste denunciou, no último dia 19, que 84,3% dos 128 municípios que hoje recebem a Operação Carro-pipa não sabem qual é a procedência do líquido. Para evitar danos à saúde, gestores se encontraram, ontem, na reunião ordinária do Comitê Integrado do Combate à Seca do Ceará, e informaram que o Exército Brasileiro vai implantar um novo sistema de rastreamento.

O objetivo do novo sistema de rastreamento é evitar que os veículos façam captação de água em locais não cadastrados Foto: miguel Portela (18/11/08)

"O objetivo é evitar que os veículos façam a captação de água em locais que ainda não estão cadastrados", afirmou o coordenador da Operação Carro-pipa, coronel Claudemir Rangel.

Atualmente, conforme o Exército, 105 municípios cearenses estão inscritos no Programa Emergencial de Distribuição de Água, com uma população atendida de 773.129 pessoas e 796 carros-pipa. Após reclamações sobre a procedência do líquido, a 10ª Região Militar informou que a entrega é feita por várias instituições. "Cabe destacar que é atribuição do município fiscalizar as condições estruturais e sanitárias das cisternas dos pontos de abastecimento. Após a captação, a água é entregue nas cisternas previamente definidas nas comunidades atendidas", diz.

O Exército conta, ainda, que, como forma de minimizar possíveis prejuízos, além do laudo, "adiciona cloro, na forma de pastilhas, em cada cisterna dos carros-pipa, quando água captada não é proveniente dos órgãos competentes de tratamento e distribuição", aponta em nota.

O secretário do Desenvolvimento Agrário e coordenador do Comitê, Nelson Martins, afirma que irá conversar com os municípios para que apresentem as fontes que têm água tratada e que podem ser consumidas. "Não queremos que os beneficiados com a Operação Carro-pipa no Ceará corram o risco de receber água contaminada", afirma. 

fonte: diariodonordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado