05/05/2013 - Exército treinará soldados em cidades da região

Atuação em grandes eventos internacionais e atividades em conjunto com a polícia são os objetivos da ação

Jornada Mundial da Juventude é foco do treinamento dos soldados - Por: Arquivo JCS
Mais fotos...André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br
fonte: cruzeirodosul
Cerca de 3,5 mil soldados do Exército passará por dez cidades do interior do Estado, entre elas Sorocaba, Votorantim e outras da região, entre os dias 20 e 24 de maio, para participar de um treinamento, com o objetivo de prepará-los para atuar em grandes eventos internacionais, como Jornada Mundial da Juventude - JMJ (de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro), a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A ação, denominada como Operação Lajeado, é organizada pela 2ª Divisão de Exército, sediada na cidade de São Paulo, e faz parte da 9ª edição do Exercício de Adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem. Nos últimos meses, representantes do comando da 2ª Divisão de Exército visitaram algumas cidades que irão acolher os soldados, como Votorantim e Salto, e divulgaram que eles desempenharão ações de treinamento simuladas, além de auxiliar os trabalhos da Polícia Militar desses locais.

Há nove anos o Exército brasileiro desenvolve essa ação em municípios paulistas, sendo que algumas das cidades participantes desse ano receberão os soldados pela primeira vez, como é o caso de Votorantim. Além de Sorocaba (ver matéria abaixo), Votorantim e Salto, as demais cidades que sediarão a atividade do Exército são Boituva, Iperó, Itu e Porto Feliz, na região de Sorocaba; e Capivari, Elias Fausto e Indaiatuba. A Operação Lajeado, que também leva o nome de exercício Anhanguera, está prevista no Programa de Instrução Militar (PIM) do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (COTer), faz parte do Período de Adestramento Básico (PAB) de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e está sendo executada no Estado de São Paulo.

De acordo com informações das assessorias de imprensa de Votorantim e Salto, cada uma dessas cidades receberá um total de 400 soldados em treinamento do Exército. As demais cidades ainda não possuem informações concretas a respeito do evento. Porém os responsáveis pela Operação da 2ª Divisão do Exército, o tenente-coronel Carlos Eduardo Morais Weber, chefe da Seção de Planejamento, e o major Marcelo Macedo de Oliveira, adjunto da seção de Planejamento, deverão marcar, nas próximas semanas, uma coletiva de imprensa, para fornecer os detalhes da ação.

Segundo a Secretaria de Comunicação de Votorantim, os 500 soldados em treinamento do Exército deverão ficar alocados na sede da Associação Desportiva Classista (ADC) Votoran, no bairro Santa Helena. A pasta ainda informa que, além do treinamento específico para atuação em grandes eventos nacionais e internacionais, que ocorrerão nos próximos anos no País, os soldados realizarão atividades em conjunto com a polícia local. Algumas dessas execuções serão o patrulhamento ostensivo nas ruas, abordagem de elementos suspeitos, pontos de bloqueios e controle de veículos, segurança de pontos sensíveis, participação em ações de reintegração de posse, busca e apreensão e escolta de autoridades e comboio. Juntamente com a Operação, as Forças Armadas oferecerão atendimento médico básico e orientação de saúde bucal, além de palestras sobre ingresso no Exército, lazer para o público infantil, apresentação de Bandas Militares, exposição de material militar e orientação da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Já a assessoria de imprensa de Salto relata que os 400 soldados irão desenvolver praticamente as mesmas ações que em Votorantim, atuando nas regiões periféricas da cidade. O Centro Esportivo João Luís Guarda, localizado no Jardim Bandeirantes (Buracão), irá acolher 300 soldados e os outros 100 ficarão alojados no Centro Esportivo Professor José Carlos Buglia, no bairro Nossa Senhora do Monte Serrat (Cecap).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado