06/05/2013 - Soldados do Exército Brasileiro trabalham no combate a dengue em Itú


60 soldados ajudam a equipe do Departamento de Controle de Vetores no combate à dengue - Por: Erick Pinheiro

A equipe de combate a dengue da Prefeitura de Itu começou hoje a contar com um reforço de 60 soldados do Exército Brasileiro, advindos do Regimento Deodoro instalado naquele município. Os 40 agentes do Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde percorreram durante toda esta segunda-feira, juntamente com os militares, bairros da região do Pirapitingui, orientando os moradores sobre a gravidade dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. 

De acordo com o coordenador do Departamento de Controle de Vetores, Gilberto de Lucena, o auxílio ao Exército foi solicitado devido a cidade registrar um número alto de casos de dengue, 404 casos autóctones (contraídos na própria cidade) e 22 casos importados. "Quando sentimos que temos um agravamento na situação, nós chamamos o Exército, que tem uma unidade em Itu, nós treinamos os soldados e eles saem a campo com a gente para ampliar essa atividade. Essa é a sétima vez que eles colaboram com o município", revela. Além de contar com a ajuda do Exército Brasileiro, o coordenador espera que a população também faça a sua parte nessa guerra contra a doença e que a rede de saúde esteja sempre preparada para identificar, o quanto antes, os casos. 

Os soldados e agentes de Controle de Vetores começaram os seus trabalhos por volta das 9h e deveriam permanecer na região do Pirapitingui até o final da tarde, para visitar o maior número de casas possível. 

Os moradores do Portal do Éden, que fica ao lado do bairro sorocabano do Cajuru, se surpreenderam quando viram soldados do Exército percorrendo as ruas nesta segunda-feira, o que acabou chamando a atenção de alguns curiosos, que paravam para olhar a ação deles ou então para perguntar o que estava acontecendo. A atividade, entre os bairros Cidade Nova e Portal do Éden, deverão continuar nesta terça-feira, para depois as equipes poderem se dirigir à região central de Itu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário