24/05/2013 - Contrabando radioativo mobiliza CNEN


THIAGO GOMES 











Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado
eneral Ferreira, comandante do CMO, fala sobre a sétima edição da Operação Ágata

Alerta sobre a possibilidade de contrabando de material radioativo, inclusive como instrumento de ação terrorista em outros países, aproveitando períodos que antecedem os três grandes eventos esportivos internacionais marcados para o Brasil - Copa das Confederações em junho, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016, trouxe para o Mato Grosso do Sul uma representação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que está participando da Operação Ágata VII.
A informação partiu do responsável pelo Comando Militar do Oeste (CMO), general de exército João Francisco Ferreira, que a partir de Campo Grande comanda toda a operação nas fronteiras oeste, com a mobilização de efetivos do Exército, Aeronáutica e Marinha, além de agências de apoio. Eles realizam ações de repressão e prevenção aos crimes transfronteiriços como tráfico de drogas, armas e contrabando.
Indagado sobre a presença da CNEN, que pela primeira vez participa da Operação Ágata na região, o general disse que a motivação é a possibilidade de algum produto com teor radioativo estar sendo levado para o exterior ou mesmo trazido para o Brasil. Segundo ele, o Ministério da Defesa solicitou a presença da Comissão para prevenção. “Precisamos estar preparados para identificar essas substâncias e impedir os crimes”, declarou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado