29/05/2013 - Brasília comemora 'Dia Internacional dos Peacekeepers'


Cerimônia aconteceu nesta quarta (29) Grupamento de Fuzileiros Navais.
Membros das Forças Armadas fizeram homenagens aos mortos em missões.

FONTE: Do G1 DF
Binas azuis desfilam durante cerimônia em comemoração ao Dia Internacional dos Peacekeepers, grupo que compõe as missões de paz da ONU (Foto: Gabriella Julie/G1)Boinas azuis desfilam durante cerimônia em comemoração ao Dia Internacional dos Peacekeepers, grupo que compõe as missões de paz da ONU (Foto: Gabriella Julie/G1)
A capital federal comemorou na manhã desta quarta-feira (29) o Dia Internacional dos Peacekeepers, os boinas azuis, grupo que faz parte das missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e contou com a participação de 800 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. O ministro da Defesa, Celso Amorim, também esteve presente no evento.

Durante a comemoração, 300 ex-integrantes de missões de paz desfilaram. Os membros das Forças Armadas também prestaram uma homenagem póstuma àqueles que morreram durante missões, em especial aos que perderam a vida em campanha no Haiti, vítimas do terremoto ocorrido em janeiro de 2010.

Os militares que fazem parte dos peacekeepers atuam em missões de pacificação da ONU nos cinco continentes. Para o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Neto, a presença de oficiais brasileiros nas missões mostra a vontade do país de integrar organismos que buscam a paz e trazer experiências de ações reais.

“Nós treinamos muito, somos muito preparados, mas essas experiências só se fazem quando se está lá. Tanto no Haiti, quanto no Líbano, estamos aprendendo ações reais e muitas vezes quando existem alguns confrontos”, explicou o comandante.

O Dia Internacional dos Peacekeepers é comemorado no dia 29 de maio, em referência à criação da operação das Nações Unidas para supervisão do cessar-fogo na guerra árabe-israelense, em 1948. Essa foi a primeira missão de manutenção da paz da ONU. A data só passou a ser comemorada em 2003
.

Comentários

  1. Em Porto Alegre, criou-se um Istituto Boina Azul, além da Associação do BTL Suez que já existia. Uma para usar indevidamente o nome "Boina Azul" para fins políticos nada confiáveis, outra para se locupletar com venda de medalhas de todos os tipos para todos os gostos. Muitos boinas azuis serviram a nação no exterior com muito valor profissional e sacrifícios,e, não se sentem nem querem ser representado por nenhuma destas "organizações" senão por eles mesmos e suas lembranças. Não tenham vocês a audácia de querer falar em nome de todos os boinas azuis, obrigado, não queremos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário