Pular para o conteúdo principal

15/08/2013 - Explicação dos EUA para espionagem foi insatisfatória


Paulo Bernardo, ministro das comunicações, brasil

Um dia depois da visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) afirmou, nesta quarta-feira (14), que o governo brasileiro permanece insatisfeito com as explicações prestadas até agora pelos norte-americanos sobre as denúncias de espionagem.

"Não estamos satisfeitos com os esclarecimentos prestados. Levaremos o caso aos órgãos internacionais, provavelmente à ONU. É um problema mundial que extrapola a mera discussão bilateral", afirmou Paulo Bernardo.
O ministro participa de audiência na Câmara para debater as denúncias de interceptação de dados brasileiros pelos norte-americanos por meio de redes sociais, e-mails e programas de busca.
Na terça (13), Kerry esteve com a presidente Dilma Rousseff e com o ministro António Patriota (Relações Exteriores). Ele defendeu a espionagem global feita por seu país, inclusive no território brasileiro. Sem citar o termo "espionagem", Kerry disse que a iniciativa visa garantir a segurança de cidadãos de todo o mundo, incluindo brasileiros.
As revelações de espionagem no Brasil foram feitas com base em informações do ex-técnico da CIA Edward Snowden, que recebeu asilo temporário da Rússia.
Os EUA, segundo o ministro, alegam que monitoram apenas metadados, informações como telefone de origem, destino, hora e duração da chamada. Mas admitiram que, se necessário for, podem aprofundar a pesquisa.
"Ora, se você pode aprofundar, você tem dados que não são só os metadados. A contradição ficou evidente logo de cara", afirmou Paulo Bernardo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado