17/08/2013 - Bandidos invadem sede do Exército em São José dos Campos

Tentativa de assalto em São José. Foto: Cláudio Vieira

Ação ousada durante a madrugada acaba frustrada após alarme disparar; caso será investigado
Rodrigo Machado
São José dos Campos

Dois homens armados e encapuzados invadiram a sede do Tiro de Guerra de São José dos Campos e renderam quatro recrutas que faziam a segurança da guarita atrás de armas do Exército guardadas no local, na Vila Industrial, na região leste da cidade.
A ação, por volta de 2h30, acabou frustrada porque o alarme que aciona diretamente o COI (Centro de Operações Integradas) e a Polícia Militar disparou quando a dupla estourou o cadeado do depósito onde fica armazenado o arsenal.
Um dos recrutas foi forçado pelos bandidos a arrombar a porta com uma picareta enquanto os outros três foram colocados dentro de uma das guaritas, segundo o subtenente do Exército, Marco Antônio Magalhães.
“As armas estavam guardadas na sala ‘Reserva de Armamentos’, mas nada foi levado. A ação dos bandidos foi registrada pelas câmeras e a imagens já foram encaminhadas para a investigação”, disse Magalhães.
Segundo ele, os dois conseguiram fugir pulando um dos alambrados que circunda o local. Ninguém ficou ferido durante a ação.
“Recolhemos o armamento agora para o 6º Batalhão de Infantaria Leve, em Caçapava, pois essas armas são exclusivas para o uso do Exército”, disse.

Segurança. Segundo ele, agora serão tomadas diversas medidas de segurança como a construção de um muro de alvenaria e a presença permanente da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar em torno do Tiro de Guerra.
“Foi o primeiro caso do tipo registrado em São José. O importante é que a segurança funcionou e as armas não foram roubadas. Agora é investir na segurança a fim de evitar novas tentativas de assalto, pois os nossos recrutas não andam armados aqui dentro”, afirmou Magalhães.
O caso será investigado em uma sindicância interna do Exército e por inquérito já instaurado pela Polícia Civil. A ação teria sido gravada pelas câmeras do circuito interno de segurança do Tiro de Guerra, mas os detalhes registrados pelo sistema não puderam ser divulgados. Não foi informado o número de armas no local.
Atualmente, 95 jovens entre 18 e 19 anos são recrutas da unidade do Tiro de Guerra na cidade e fazem rodízio para manter o local seguro durante a noite e aos finais de semanas.

Parceria. O Tiro de Guerra mantém convênio com a Prefeitura de São José, que fornece as instalações e a manutenção do prédio. Anualmente, o Tiro de Guerra forma soldados reservistas que ficam durante um período de quase um ano trabalhando voluntariamente após serem convocados para se alistarem no Exército, com 18 anos de idade.
FONTE: OVALE  via: anesesp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário