Estaleiro Aliança batiza e entrega o CBO Arpoador

Rio de Janeiro e Niterói – O Estaleiro Aliança realiza no dia 03 de setembro de 2013 (terça-feira), o batismo e entrega à CBO - Companhia Brasileira de Offshore do navio CBO Arpoador, em evento realizado no próprio estaleiro.
O CBO Arpoador é um navio de apoio marítimo do tipo PSV 4.500 (Platform Supply Vessel), para suprimento a plataformas de produção de petróleo em alto-mar. Vai operar para a Petrobras. Será o 20º navio da frota da CBO, formada por navios tecnologicamente sofisticados.
O CBO Arpoador terá como madrinha a Sra. Cecília Costa de Menezes Martins, esposa do diretor do Estaleiro Aliança, Marcelo Jorge Martins.
O presidente da CBO e do Estaleiro Aliança, Luiz Maurício Portela, informa que o CBO Arpoador foi construído no Estaleiro Aliança, em Niterói, com financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), do Ministério dos Transportes, concedido pelo BNDES, e incentivos dos governos federal e estadual.
Transporte de fluídos-O CBO Arpoador continua a série de navios tipo PSV 4.500, sua principal característica é a capacidade de transportar fluidos utilizados nas operações de perfuração de poços de petróleo offshore. Novo navio do mesmo porte será construído para a CBO no Estaleiro Aliança, com entrega prevista em 2014.
Neste navio o Estaleiro Aliança utiliza a verticalização da sua produção, com o processamento, corte, conformação e pintura básica realizada na unidade industrial Aliança Offshore, localizada em São Gonçalo. “Os resultados obtidos com a operação industrial da Aliança Offshore atenderam plenamente nossos objetivos de maior velocidade de produção.”, informa Luiz Maurício Portela.
A CBO opera no segmento de navegação de apoio marítimo, no suprimento às plataformas, na atividade de reboque de plataformas e manuseio de âncoras, flotel, na proteção ambiental com embarcações de recolhimento de óleo e em operações com ROV (Veículo Submarino de Operação Remota).
Perfil -O CBO Arpoador é um navio PSV 4.500, “fluideiro”, com ênfase para o transporte de fluidos especiais, como salmouras, lamas à base de água e à base de óleo, baritina, betonita e outros, utilizados nas operações de perfuração de poços de petróleo. Incorpora inovações tecnológicas a partir do formato do casco X-Bow, da projetista norueguesa Ulstein, que melhora o desempenho no apoio marítimo a plataformas de petróleo, em condição de mar agitado, a mais de 200 km da costa, na nova fronteira de produção de petróleo offshore do pré-sal.
Tem sistema de propulsão diesel-elétrico, uma solução aprovada no mercado mundial, para maior flexibilidade no uso do conjunto de motores, principalmente nas aplicações que exigem muitas manobras como é o caso do suprimento a plataformas de petróleo e sondas de perfuração. O sistema de posicionamento dinâmico opera em redundância para maior segurança. O sistema de comunicação de dados e de voz de última geração, via satélite, permite troca de dados em tempo real e benefícios de comunicação e entretenimento para a tripulação, nos momentos de descanso.
O CBO Arpoador, é do tipo PSV, comprimento total (m) 88,8, comprimento LPP (m) 82,0, boca (m)19,0, pontal (m)8,0, calado máximo (m) 6,5, porte bruto (t)4.500, propulsão – diesel-elétrica, geração de energia (kW) 1 x 360 e 4 x 1.710, e propulsores laterais (kW) 2 x 800, velocidade (nós) 14.
CBO e o Estaleiro Aliança -A Companhia Brasileira de Offshore (CBO), o Estaleiro Aliança e o Aliança Offshore são empresas brasileiras do Grupo Fischer. A CBO está em operação desde 1978. Sua frota é formada por 20 navios de apoio marítimo. A sede da CBO é no Rio de Janeiro e a base de operações está em Macaé (RJ). O Estaleiro Aliança foi adquirido em 2004 e está instalado em Niterói (RJ).
Desde 1999, os investimentos da CBO geram empregos em estaleiros no estado do Rio de Janeiro na construção de navios tecnologicamente sofisticados. Os três primeiros navios do tipo PSV construídos pela CBO foram pioneiros no processo de recuperação da indústria naval no Rio de Janeiro.
A frota da CBO é composta por 20 navios: CBO Campos; CBO Rio; CBO Vitória; CBO Guanabara; CBO Chiara; CBO Anna Gabriella; CBO Valentina; CBO Manoella; CBO Isabella; CBO Carolina; CBO Anita; CBO Bianca; CBO Ana Luisa; CBO Alessandra; CBO Renata; CBO Atlântico, CBO Pacífico, CBO Flamengo, CBO Copacabana e CBO Arpoador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado