19/09/2013 - Submarino retorna ao Brasil após sete meses

Missão foi a mais longa já realizada com esse tipo de embarcação

Embarcação chegou escoltada / Alexandre TortorielloEmbarcação chegou escoltadaAlexandre Tortoriello
Nesta quarta-feira, chegou ao Rio de Janeiro, na Baia de Guanabara, o submarino Tapajó, que participou da mais longa missão deste tipo de embarcação feita pelo Brasil. Após sete meses de confinamento, militares finalmente puderam rever as famílias.

Enquanto ele se aproximava escoltado por outros dois submarinos, famílias esperavam ansiosas na base da Marinha em Niterói, na região metropolitana do Rio.

O Tapajó participou de um treinamento internacional com a Marinha dos Estados Unidos, onde foram simuladas situações de guerra no Atlântico Norte. Além dos exercícios militares, o objetivo era testar a resistência da tropa e do equipamento.

No trecho mais longo, a tripulação ficou quase um mês confinada.. Foram 26 dias sem deixar a embarcação e sem ver a luz do sol. Um teste de resistência para 45 militares, que dividiram alojamentos onde nenhum espaço pode ser desperdiçado.

O desembarque foi em clima de festa, mas os protocolos militares só aumentaram a ansiedade dos parentes fora e dentro do submarino. Algumas crianças pequenas não aguentaram esperar acordadas.
Alexandre Tortoriello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado