13/10/2013 - CLUBE MILITAR INCENDIADO!

CLUBE MILITAR INCENDIADO!
Não precisamos disso. Não precisamos fomentar ódio ou instigar alguém com base em notícias distorcidas. Se nossos inimigos o fazem nós não iremos copiá-los.
 
   Essa semana, após as violentas manifestações no centro do Rio, vários sites e blogs ostentaram a imagem de um grande incêndio no centro do Rio de Janeiro. Abaixo da imagem, em letras garrafais estava a mensagem: “CLUBE MILITAR INCENDIADO NO RIO” ou “ PETRALHAS COLOCAM FOGO NO CLUBE MILITAR”.
    A caixa de e-mails da Revista Sociedade Militar logo ficou repleta de mensagens solicitando informações sobre o fato. Recebemos uma imagem bem convincente mostrando um princípio de incêndio nas instalações do clube, e segundo nota do jornal Folha de São Paulo ((imagem abaixo), o clube estava em chamas. A notícia dava idéia que era um incêndio de grandes proporções. Isso tudo provavelmente motivou um efeito viral, que logo levou a notícia a todos os recantos do Brasil. Em nota, cautelosamente, após informações recebidas do centro do Rio, publicamos que o clube havia sido atingido por um coquetel Molotov, que haveria um princípio de incêndio, e que o mesmo logo foi debelado. Porém, até hoje, quase uma semana após os acontecimentos, circula aionda na rede boato dizendo que o clube foi atingido por um incêndio, causado por vândalos. A imagem mostrada em alguns cartazes do facebook sugere realmente isso. Porém, observando com calma a foto podemos ver que se trata de um ônibus ardendo em chamas.
    A Folha publicou: “Manifestantes mascarados colocaram fogo no Clube Militar e em um ônibus no centro do Rio na noite desta segunda-feira (7). Localizado na esquina da avenida Rio Branco com rua Santa Luzia, o clube foi atingido por um coquetel molotov. Parte da sobreloja do clube está em chamas”.

    O clube militar se manifestou alguns dias após o fato, veja: “Tem sido divulgado na Internet e em alguns órgãos da imprensa que dependências da Sede Central do Clube Militar teriam sido incendiadas... O Clube Militar esclarece a seus associados que não houve nenhum princípio de incêndio em suas instalações, apesar de termos sido apedrejados, com diversos vidros quebrados no restaurante e na portaria”.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado