18/10/2013 - Petroleiros criticam presença do Exército em leilão: "é lamentável"

FONTE: André Naddeo - TERRA 


Em greve por tempo indeterminado desde a noite da última quarta-feira, trabalhadores do Sistema Petrobras, próprios e terceirizados, são contra a presença do Exército na segurança do leilão do campo de Libra, que a estatal realiza na próxima segunda-feira, num hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
De acordo com o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio de Moraes, a presença dos militares para a segurança do evento, diante dos ânimos acirrados, "é algo lamentável. O Exército brasileiro deveria ser usado para defender o povo, e será usado para um leilão como esse".
A pedido do governo federal, cerca de mil homens do Exército serão deslocados para a região da Barra da Tijuca ainda no domingo para garantir a realização do contestado leilão do campo de Libra - já estudado e com a certeza de que a empresa vencedora terá óleo em abundância para exploração.
"Este campo de Libra é o maior já descoberto no Brasil, já foi mapeado e nenhum país soberano leiloa isso. Não há riscos. Não há porque buscar sócios se temos a melhor empresa (Petrobras). É transferência de patrimônio", voltou a criticar Moraes.
De acordo com o sindicato, 40 plataformas de exploração em todo o Brasil estão paralisadas. Está previsto um grande ato dos grevistas para segunda-feira. Ao contrário do ocorrido com os professores em greve na rede pública de ensino do Rio, a FUP não prevê a participação dos Black Blocs.
"Isso não fez parte do nosso debate. Nossas alianças são com entidades conhecidas com as centrais sindicais, que apoiam a nossa luta. Sem qualquer juízo, não estou julgando, mas não foi tema de nenhuma reunião nossa a presença deles", enfatizou o coordenador geral da FUP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado