09/11/2013 - Força Aérea Brasileira realiza tradicional "Portões Abertos" no domingo (10)

Show aéreo e voos panorâmicos devem atrair 20 mil em São José

Força Aérea Brasileira realiza tradicional "Portões Abertos" no domingo (10). Público presente irá concorrer a 80 voos em uma aeronave da FAB.

ImagemO Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos espera até 20 mil visitantes neste domingo (10), quando recebe a comunidade no tradicional "Portões Abertos" e promove show de acrobacias no ar, paraquedismo, exposição de aeronaves e sorteio de voos panorâmicos ao público. O evento é gratuito e vai das 9h às 17h.
De acordo com a organização do evento, entre as novidades para a festa este ano estão o sorteio de 80 voos panorâmicos para os visitantes e a apresentação da Esquadrilha Ceu, que substituirá a Esquadrilha da Fumaça que está com os shows aéreos suspensos para a substituição dos aviões usados pela equipe. Todos os integrantes da Esquadrilha Ceu já pilotaram aviões de caça e alguns passaram pela aviação civil e esquadrilha da fumaça.
O show aéreo da Esquadrilha Ceu terá início às 14h e deve durar aproximadamente 30 minutos. O grupo usará seis aeronaves RV7, que serão pilotadas por militares inativos da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre as principais acrobacias do grupo está a "bolota", em que acontecem três cruzamentos a uma velocidade mínima de 260km/h e também a "looping", em que a aeronave "desenha" um círculo no céu.
Já para concorrer aos voos panorâmicos, que serão feitos em uma aeronave FAB C-99, o público terá que contribuir com a doação de um quilo de um alimento não perecível. Serão realizados três sorteios ao longo do dia e os pontos de inscrição estarão identificados para auxiliar os visitantes.
Exposição
O público também poderá apreciar exposição de aeronaves, demonstrações de parquedismo e aeromodelismo e conhecer a estrutura do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), espaço que reúne, entre outras atrações, maquetes de aeronaves e produtos desenvolvidos por pesquisadores.
Inaugurado em 2004, o MAB possui um grande acervo aeronáutico, como aviões utilizados pelas Forças Armadas e réplicas de foguetes. Além disso, expõe projetos e pesquisas de grande impacto para a sociedade, que tiveram origem no local, como a urna eletrônica e o motor a álcool.
Complementam ainda o acervo do MAB o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado no Brasil, e um painel dedicado ao Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Victor da Silva, considerado um dos precursores da indústria aeronáutica brasileira. Além disso, há uma réplica em tamanho natural do Veículo Lançador de Satélites (VLS). O acesso dos visitantes deve ser feito pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, ao lado do MAB.
FONTE: FAB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário