17/12/2013 - Exército utiliza carros próprios para levar água ao Sertão de Alagoas


Operação emergencial se deu por conta da suspensão de 239 alvarás.
22 caminhões foram enviados para municípios que sofrem com seca.

FONTE: Fabiana De Mutiis e Michelle FariasDo G1 AL
O Exército Brasileiro iniciou uma operação emergencial, nesta segunda-feira (16), para distribuir água no Sertão de Alagoas. Serão usados 22 carros próprios, entre eles caminhões-pipa, para fazer o abastecimento nas regiões que a água não chega. A medida foi tomada após a Vigilância Sanitária Estadual (Visa) suspender o alvará dos 239 carros-pipa terceirizados que fazem essa distribuição em todo interior para amenizar a situação de seca nos municípios antendidos pelos pipeiros.
Após suspensão de alvarás, Exército utiliza carros próprio para fazer abastecimento no Sertão. (Foto: Michelle Farias/G1)Após suspensão de alvarás, Exército utiliza carros próprios para fazer abastecimento no Sertão. (Foto: Michelle Farias/G1)
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, mais de 70 pipeiros já procuraram o posto de atendimento do órgão que está no município de Santana do Ipanema e apresentaram a documentação de compra dos tanques. "A expectativa é que até o final desta semana, os 239 carros-pipas devem comparecer ao local. Depois que nos é apresentado a documentação, nós encaminhamos os cadastrados para o Exército, para que eles liberem ou não o abastecimento", afirma.
Alvarás
Os alvarás foram suspensos por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após vistoria realizada entre os dias 2 de outubro e 29 de novembro. Os motoristas dos carro-pipas terão que procurar o posto de atendimento do órgão, que se encontra no município de Santana do Ipanema, para apresentar a nota fiscal que comprove a compra do tanque.
Exército disponibilizou 22 caminhões para abastecer o interior de Alagoas. (Foto: Michelle Farias/G1)Exército disponibilizou 22 caminhões para levar
água ao interior. (Foto: Michelle Farias/G1)
"O problema é somente a nota. Eles têm que nos apresentar essa comprovação para sabermos se o tanque não está sendo reutilizado. Quem estiver com a documentação ok será liberado", esclarece o técnico da Visa, Ebenezer Peixoto.
O Fantástico exibiu uma reportagem no dia 1º de dezembro sobre a venda ilegal de tanques de comvustível que são comercializados para pipeiros.Esses tranques estavam sendo reaproveitados para trasnportar água, o que altamente prejudicial à saúde.
Determinação judicial
Na sexta-feira (6), a juíza Isabelle Coutinho Dantas, da 3ª Vara da Comarca de Palmeira dos Índios, já havia suspendido o fornecimento de água pelos carros-pipa que possuem tanques anteriormente utilizados para armazenamento de combustíveis em Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas.
A decisão determina ainda a imediata análise das águas da rede de abastecimento da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) distribuída à população nestes dois municípios. Além disso, a Casal e os dois municípios acima citados deveriam divulgar por meio dos veículos de comunicação do estado e municípios envolvidos, que a água fornecida para a população dessas cidades está imprópria para consumo humano e quais são os cuidados que os consumidores precisam ter para não adquirirem Doenças Diarréicas Agudas (DDA).

"A Vigilâcia Sanitária e o Exército vão fazer uma nova vistoria com o Inmetro para saber se passou alguma irregularidade. A Defesa Civil do Estado também vai fiscalizar os caminhões que prestam serviços ao programa do governo "Água é Vida", afirma a procuradora de Justiça, Micheline Tenório.
Nova vistoria

Os carros-pipa que realizam o abastecimento alternativo de água no interior de Alagoas deverão passar por uma nova inspeção. A decisão foi tomada em uma reunião entre representantes do Instituto do Meio Ambiente (Ima), Secretaria de Recursos Hídricos, Vigilância Sanitária Estadual, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) e do Ministério Público Federal (MPF), na última sexta-feira (06).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado