19/07/2014 - Nioaque relembra amanhã a Retirada da Laguna, da Guerra do Paraguai

Nioaque relembra amanhã a Retirada da Laguna, da Guerra do Paraguai

fonte: correiodoestado OSCAR ROCHA
    Os ensaios da teatralização do conflito estão sendo feitos há duas semanas (Foto: Divulgação)
A Retirada da Laguna foi episódio importante da Guerra do Paraguai (1864/1870), quando o exército brasileiro teve que recuar, após ataques contantes dos soldados paraguaios. Na jornada de volta ao Brasil, mais de 2 mil soldados morreram. Fatos marcantes desse acontecimento, eternizados nas páginas do livro “A retirada de Laguna”, de Visconde de Taunay, aconteceram em território sul-matogrossense. Um desses locais foi Nioaque, que, no período do conflito, era uma vila.
Amanhã, às 10h, na Praça dos Heróis, na parte central da cidade, acontecerá encenação lembrando o fato. O evento faz parte da comemorações de aniversário da cidade.
“Reuniremos cerca de 80 pessoas, entre militares, estudantes, pessoas da comunidade, para reviver a passagem dos militares brasileiros e paraguaios por Nioaque durante a guerra”, explica o tenente do Exército Ronaldo Alves de Carvalho.
Os ensaios dos participantes acontecem há duas semanas. Além do figurino, reproduzindo uniforme da época, também estão sendo destacadas, de forma estilizada, fachadas de antigas construções da cidade.
O evento também encerra a Décima Marcha Retirada da Laguna, promoção do Comando Militar do Oeste, que revisita locais da Guerra do Paraguai em Bela Vista, Jardim, Guia Lopes, tendo como participantes militares, pesquisadores e interessados em geral.
Roteiro
Inicialmente, a encenação contextualiza a Guerra do Paraguai. Na sequência, mostra os ataques paraguaios à Vila de Nioaque. Também lembra a armadilha deixada na Igreja Matriz - bárris de pólvora. A explosão do material matou vários soldados brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário