23/01/2015 - Brasileiro assume comando de base da ONU no Saara Ocidental

FONTE: FAB - O Major Intendente Adriano Maia Ribeiro de Azevedo, da Força Aérea Brasileira, assumiu nesta semana o comando de uma base da Missão de Paz da ONU no Saara Ocidental. Localizada no meio do deserto, a base está na vila de Tifariti, palco de batalhas durante a guerra travada entre 1975 e 1991. A passagem de comando aconteceu na última segunda-feira (19/1).

O brasileiro lidera um grupo de 15 observadores militares de 12 diferentes países. "São muitos os desafios, mas liderar de forma harmônica uma equipe com tamanha diversidade de origens, culturas e religiões é sem dúvidas o maior deles. É necessário que todos estejam em sintonia", conta o militar brasileiro. Também há o trabalho de gerenciar a logística de água, comida e de combustível.

Tifariti é uma das nove bases sob o comando da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO). O grupo de 15 observadores militares é responsável pelo monitoramento de uma área de 12.000 quilômetros quadrados na fronteira com a Mauritânia. "São realizadas patrulhas diárias e visitas regulares às unidades militares sediadas na região, de modo a se atestar o cumprimento dos acordos firmados", explica o Major Adriano.

"O contato com a população que sofreu as barbáries de uma guerra, e que até hoje apresenta resquícios daquele período, não só me torna um profissional melhor, mas principalmente uma pessoa melhor", conta. Formado pela Academia da Força Aérea em 2001, ele foi voluntário para a missão e está no país africano desde o dia 1° de setembro.

A MINURSO atua desde 1991 e conta atualmente com 225 militares de 34 países. "Como militar brasileiro, sinto-me muito honrado em poder contribuir para solidificar ainda mais o nome do Brasil nas missões de paz da ONU. É com muito orgulho que percebo o quão respeitado é o militar brasileiro hoje em sua participação internacional, sempre tido como exemplo de profissionalismo, imparcialidade e boa convivência", afirma o Major.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado