26/01/2015 - Nova família de blindados sobre rodas

MIlitaresBrasil
Fonte: EPEx  - O Projeto GUARANI modernizará os quartéis de Cavalaria Mecanizada e de Infantaria Motorizada, os quais virarão Mecanizada. 
Na foto, viaturas do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado - Foz do Iguaçu/PR - em deslocamento.
"Nova família de blindados sobre rodas. Fabricação Nacional" 

O Projeto GUARANI, além de contribuir para o crescimento da indústria nacional de defesa, criará condições para que o Exército Brasileiro possa, cada vez mais, adequar-se às exigências decorrentes do Processo de Transformação.

O Projeto GUARANI tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada. Para isso, estão sendo desenvolvidas novas famílias de Viaturas Blindadas de Rodas, a fim de dotar a Força Terrestre de meios para incrementar a dissuasão e a defesa do território nacional. A primeira viatura desenvolvida foi a Viatura Blindada para Transporte de Tropa Média de Rodas Guarani (VBTP-MR Guarani), possibilitando a substituição das viaturas URUTU e CASCAVEL, fabricadas pela ENGESA, que estão em uso há mais de 40 anos.

MilitaresBrasil
O Centro de Instrução de Blindados, localizado em Santa Maria (RS), e a 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, situada em Cascavel (PR), são as Organizações Militares que primeiro receberão a VBTP-MR Guarani e onde serão realizadas as experimentações doutrinárias. Atualmente, o protótipo da VBTP-MR está em avaliação no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), na cidade do Rio de Janeiro, onde é submetido a intensos testes para confirmar o atendimento dos requisitos operacionais e técnicos estabelecidos.
Contempla uma subfamília média, com as versões de reconhecimento, de transporte de pessoal, morteiro, socorro, posto de comando, de artilharia antiaérea, central de tiro, oficina e ambulância; e uma subfamília leve, com as versões reconhecimento, anticarro, morteiro leve, radar, posto de comando e observação avançada. Concebido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército, o Projeto foi desenvolvido em parceria com a IVECO Defesa, com sede no município de Sete Lagoas (MG), subsidiária da FIAT Automóveis S.A.
MilitaresBrasil
            VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário