23/02/2015 - O ministro da Defesa, visita ao Estaleiro e Base Naval, Itaguai RJ

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, visita nessa terça-feira (24/2), o Estaleiro e Base Naval, em Itaguaí, no Rio de Janeiro. Junto com o comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, Wagner conhecerá detalhes do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). O programa tem como objetivo projetar e construir quatro submarinos convencionais e um movido à propulsão nuclear. Saiba mais sobre o Prosub

PROSUB - Programa de Desenvolvimento de SubmarinosO Brasil não é só terra. O território nacional engloba, também, o mar territorial, no qual a nação tem soberania para desenvolver atividades econômicas fundamentais para o desenvolvimento do país. É nessa área marítima que os brasileiros desenvolvem as atividades pesqueiras, o comércio exterior e a exploração de recursos biológicos e minerais. O mar é o caminho de 95% de nossas exportações e importações e guarda 85% de todo petróleo em território nacional. A imensa riqueza das águas, do leito e do subsolo marinho nesse território justifica seu nome: Amazônia Azul.

A Amazônia Azul cobre uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados. Mas o país pleiteia na Organização das Nações Unidas (ONU) a ampliação dessas fronteiras para os limites da Plataforma Continental, o que deve elevar a área marítima para cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados – o equivalente à metade do território terrestre brasileiro.
Para proteger esse patrimônio natural e garantir a soberania brasileira no mar, a Marinha do Brasil investe na expansão da força naval e no desenvolvimento da indústria da defesa. Parte essencial desse investimento é o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). Nascido com um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França, em 2008, o programa viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota de cinco submarinos já existentes. E culminará na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.
O Prosub vai dotar a indústria brasileira da defesa com tecnologia nuclear de ponta – ponto destacado na Estratégia Nacional de Defesa. A concretização do programa fortalece, ainda, setores industriais nacionais de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país. Priorizando a aquisição de componentes fabricados no Brasil para os submarinos, o Prosub é um forte incentivo ao nosso parque industrial.
Além dos cinco submarinos, o Prosub estabelece a construção de um complexo de infraestrutura naval, que engloba o Estaleiro e a Base Naval (EBN) e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), no município fluminense de Itaguaí, realizada pela Odebrecht. A inauguração da Ufem representa a conclusão da primeira etapa de construção desse complexo e o primeiro passo dessa grande conquista da defesa nacional.
fonte: Marinha
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário