24/02/2015 -O contra-almirante Flavio Macedo Brasil assume, nesta semana, em Beirute

As Forças Armadas brasileiras estão desde 2011 no comando da missão de paz da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). A Marinha do Brasil mantém uma fragata na costa libanesa com o objetivo de impedir a entrada de armas ilegais e contrabandos no país árabe.
Fragata brasileira atua no Líbano, em missão das Nações Unidas, para ajudar a impedir a entrada de armamentos no país pelo mar
Além disso, a Força Naval – que pela primeira vez comanda uma missão de paz da ONU – tem a incumbência de colaborar com o treinamento do pessoal da Marinha libanesa.
Criada em 1978 para estabilizar a região meridional libanesa durante a retirada de tropas israelenses da área, a Unifil foi reativada em 2006 após as hostilidades entre as Forças de Israel e o grupo xiita Hezbollah.
A embarcação brasileira que hoje atua como navio-capitânia da FTM/Unifil é a fragata Constituição. O navio atracou no porto de Beirute em agosto de 2014, em substituição à fragata Liberal. No final de fevereiro, ela será substituída pela fragata União (F45), composta por 260 homens.  
O atual comandante da FTM-UNIFIL é o contra-almirante  Walter Eduardo Bombarda.



Troca de experiências

O Oriente Médio é uma região de conflitos históricos, mas Líbano e Brasil têm fortalecido suas relações a partir da troca de experiências profissionais.
Durante a missão, militares brasileiros também procuram contribuir para a formação e o adestramento da Marinha libanesa, que ainda está em fase de desenvolvimento de procedimentos e doutrinas.
O intercâmbio militar envolve também atuação integrada com embarcações de outros países, como Alemanha, Grécia, Turquia Bangladesh e Indonésia. Ao longo da missão, esses navios operam em áreas e subáreas no litoral do Líbano, cada qual com um perímetro de responsabilidade pré-definido.
fonte: MD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado