26/03/2015 - Jogos Olímpicos Rio 2016: laboratório móvel

será utilizado na detecção de ameaças químicas e biológicas
Rio de Janeiro, 26/03/2015 – O planejamento de segurança e defesa dos Jogos Olímpicos Rio 2016 contará com um poderoso equipamento como aliado: o laboratório móvel de análises químicas e biológicas. O aparato consiste num container adaptado, capaz de ser transportado por vias marítima, terrestre e aérea. Nele, profissionais de defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (DefNBQR) conseguem trabalhar com presteza na identificação, a partir de amostras coletadas, de ameaças que coloquem em risco a população. 

Foto: Felipe Barra
Laboratório móvel de análises químicas e biológicas: container adaptado, capaz de ser transportado por vias marítima, terrestre e aérea
Quem conheceu in loco o moderno equipamento foram os participantes do Sexto Curso Básico de Assistência e Proteção em Resposta a Emergências Químicas para Estados Partes da América Latina e Caribe. As atividades da última quarta-feira (25) tiveram foco na parte prática do setor. A capacitação acontece até esta sexta (27), no Rio de Janeiro.
Estacionado no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, no Rio, o laboratório já foi utilizado nas cidades de Natal (RN) e Salvador (BA) durante vistorias nos estádios usados na Copa do Mundo de 2014. A ideia é de que a tecnologia seja empregada em grandes eventos sediados no Brasil.

O equipamento pesa 7 toneladas sem nenhuma equipagem e sobe para 8,5 toneladas munido de combustível e água. Dentro dele estão instalados estufas, mesas de apoio, pia, e todo o necessário para o funcionamento de um laboratório. O local é refrigerado e abriga até três pessoas.
De acordo com o comandante do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha, capitão-de-mar-e-guerra Carlos Jorge de Andrade Chaib, a tecnologia pode ser empregada diretamente em áreas contaminadas. “Nosso laboratório móvel já vem com maleta de amostras”, afirmou.

Foto: Felipe Barra
Laboratório já foi utilizado nas cidades de Natal (RN) e Salvador (BA) durante vistorias nos estádios usados na Copa do Mundo de 2014
Laboratório já foi utilizado nas cidades de Natal (RN) e Salvador (BA) durante vistorias nos estádios usados na Copa do Mundo de 2014
O oficial anunciou que no segundo semestre deste ano será feito exercício em conjunto com o Exército voltado para coleta de amostras. O evento será sediado em Angra dos Reis, com foco em emergência nuclear. “Vai ser uma excelente oportunidade para as Forças Armadas interagirem”, afirmou o comandante. Ainda segundo Chaib, tanto Marinha quanto a Força Terrestre possuem interesse em aperfeiçoar o setor de amostragens.
Triagem médica e descontaminação
Ainda na quarta (25), os integrantes do Sexto Curso presenciaram simulação de ataque com gás e primeiros socorros às vítimas. O exercício, chamado de triagem médica, teve o objetivo de mostrar como ocorre a classificação dos enfermos e atendimento em quatro níveis: leve (verde), grave (amarelo), gravíssimo (vermelho) e morte (preto).
“Num hospital montado em área controlada, não posso esquecer-me do óbito. Tenho que trabalhar com respeito a ele”, explicou o cabo enfermeiro da Marinha Raphael Gomes de Souza. Para ele, o mais difícil quando ocorre situação deste tipo é a chegada de recursos para os feridos e a equipe médica.

Foto: Felipe Barra
Participantes do curso presenciaram simulação de ataque com gás e primeiros socorros às vítimas
Participantes do curso presenciaram simulação de ataque com gás e primeiros socorros às vítimas
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Honduras, general Jaime Omar Silva, contou que no seu país eles trabalham de maneira integrada. “Somos um organismo conjunto, com a mesma doutrina. Bombeiros, Forças Armadas e Polícia.”
O general Silva é o único representante da nação hondurenha na capacitação. Presente pela primeira vez no Brasil, elogiou a eficiência do grupo de pronta-resposta brasileiro. “Vamos ampliar a experiência de vocês para nosso povo”, finalizou.
Assim como o laboratório de análises, o setor de saúde de DefNBQR possui, também, mobilidade para ação. Foi mostrado ambulatório móvel equipado com talas, agulhas, soros, remédios e mantas térmicas.
Os participantes também assistiram à demonstração de situação de descontaminação de indivíduos e veículos com reagentes biodegradáveis. No pátio do Corpo de Fuzileiros Navais foi montado, ainda, tenda de descontaminação de pessoal.
Por Marina Rocha
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado