15/04/2015 - Marinha abre inquérito para apurar as causas do acidente

Reprodução/Facebook
Patrick Athony Vilagra Correa
Após dias de intensas buscas, mergulhadores localizam corpo do marinheiro que caiu do navio em Porto MurtinhoAmigos do marinheiro Patrick Anthony Villagra Corrêa Pereira de 20 anos, lotado no 6º Distrito Naval de Ladário que morreu após se jogar nas águas do Rio Paraguai, relataram que o militar teria ingerido bebida alcoólica momentos antes de seu desaparecimento. A informação foi repassada na tarde desta segunda-feira (11), pelo comandante do 6º Distrito Naval em Ladário, o contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar.

Na oportunidade o comandante esclareceu as circunstancias em que ocorreram os fatos e ainda relatou os procedimentos adotados durante as buscas ao corpo do militar que se enceraram na manhã desta segunda-feira e todo apoio que vem sendo prestado à família do soldado.

O fato
De acordo com as primeiras informações Patrick servia a Marinha do Brasil há dois anos e desde maio de 2014 estava embarcado no Navio de Transporte de Tropa Almirante Leverger. Neta sexta-feira (8), quatro embarcações entre elas o que estava Patrick teria saído de Ladário rumo à  Assunção, no Paraguai onde participariam das comemorações da independência do país vizinho. No caminho como de costume as embarcações atracaram na cidade de Porto Murtinho antes de prosseguirem a viagem na manhã seguinte. Os militares que não estavam de serviço receberam liberação para o desembarque e Patrick, segundo relatos de militares que o acompanhavam, estaria em visível estado embriaguez, no momento em que teria decidido tomar banho nas margens do rio. Ele seguia em direção ao navio quando se jogou na água e não mais foi visto.

Militares ainda tentaram resgatá-lo e chegaram a jogar bóias e até as mangueiras de incêndio das embarcações, porém Patrick não foi mais visto.

Operação de resgate Desde o momento do desaparecimento do militar que ocorreu por volta das 4h de sábado, equipes de resgate e salvamento do 6º Distrito Naval contando com seis mergulhadores e ainda o reforço de militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e o apoio logístico do Exército Brasileiro se empenharam na localização do militar durante 24 horas, sendo suspensos apenas as operações de mergulho no período da noite. O Navio Patrulha Piraputanga também foi deslocado para o local do acidente para atuar no auxílio das buscas que se encerraram na manhã desta segunda-feira, quando o corpo do militar foi encontrado a 30 quilômetros de distância do ponto onde ele teria se jogado.

Por não haver instituto médico legal no município de Porto Murtinho, o corpo foi encaminhado para o IML da cidade de Jardim onde estão sendo realizados exames técnicos para esclarecer as causas da morte.

Apuração
Ainda de acordo com o comandante do 6º DN, um processo de investigação militar foi instaurado para apurar as circunstâncias do fato, onde serão ouvidos todos os militares que estavam no dia do incidente. O prazo para conclusão do inquérito é de 90 dias a contar de sábado (9).

“Convidamos a imprensa para prestar estes esclarecimentos justamente para passarmos a  transparência com que o caso está sendo conduzido. Os primeiros relatos que podemos apurar é de que Patrick encontrava-se alterado momentos antes do fato, por ter ingerido bebida alcoólica, mas não quer dizer que este seja o resultado definitivo, vamos apurar os fatos, ouvir as testemunhas, e em conjunto com exames que inclusive foi uma solicitação nossa para que fosse feito, vamos estar elucidando o que realmente poderia ter ocorrido naquela  madrugada”, disse o Comandante Petrônio Aguiar.

Apoio aos Familiares
O contra-Almirante ressaltou ainda que desde o incidente a Marinha do Brasil tem prestado todo apoio necessário aos familiares da vítima. Na manhã seguinte ao fato, uma equipe de oficiais acompanhados de um padre esteve na casa dos pais de Patrick por duas vezes realizando um acompanhamento.

Nesta segunda-feira a pedido da família, uma irmã de Patrick acompanhada de três tias, um primo e ainda um amigo seguiram para o município de Jardim onde acompanham todos os procedimentos até a liberação do corpo. Assim que terminado os tramites legais e a realização dos exames periciais, o corpo será transladado para Corumbá e será procedido o sepultamento conforme o desejo da família. Erick Sikva  - De Corumbá para o Capital News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário